
Os trens da Linha 7-Rubi operam com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas estações desde o início da operação, às 4h desta segunda-feira (9). A alteração ocorre em razão das fortes chuvas registradas no fim de semana na Região Metropolitana de São Paulo, que provocaram alagamentos e danos em equipamentos ferroviários.
A linha liga a estação Palmeiras-Barra Funda, na zona oeste da capital paulista, ao município de Jundiaí, no interior do estado, e é administrada pela concessionária Tic Trens.
Chuvas provocaram alagamentos e danos na via
De acordo com a concessionária, o temporal causou pontos de alagamento e comprometeu diversos equipamentos de via, impactando diretamente a operação. Por volta das 7h, o problema ainda persistia, mantendo o serviço em ritmo mais lento.
Em nota, a Tic Trens informou que as equipes técnicas atuam desde a noite de sábado (7) para normalizar o serviço. “As equipes estão atuando desde a noite de sábado (7/2) para restabelecer a operação normal o mais breve possível, condicionados também à melhoria das condições climáticas”, destacou a concessionária.
Integrações funcionam normalmente
Apesar das dificuldades na Linha 7-Rubi, as linhas que fazem integração seguem operando normalmente. É o caso da Linha 8-Diamante, administrada pela Via Mobilidade, e da Linha 3-Vermelha, do Metrô de São Paulo.
Passageiros reclamam nas redes sociais
Nas redes sociais, usuários relataram transtornos e criticaram a gestão da concessionária, que assumiu a operação da linha no ano passado. “Linha 7-Rubi com Velocidade reduzida devido a alagamento, TicTrens começando com tudo!”, escreveu a passageira Renata Hatake.
A concessionária orienta os passageiros a acompanharem os canais oficiais para atualizações sobre a normalização da operação.