Linhas de pipa foram responsáveis por mais de 70 interrupções de energia em Jundiaí
Connect with us

Jundiaí

Linhas de pipa foram responsáveis por mais de 70 interrupções de energia em Jundiaí

Acidentes também colocam vida de crianças e adolescentes em risco

Published

on

Pipa no céu
Linhas chilena e cerol colocam vidas em risco. (Foto: pixabay)

Empinar pipa continua sendo uma das brincadeiras tradicionais mais adoradas pelas crianças, especialmente durante as férias. Mas, além do perigo de provocar acidentes como motociclistas e pedestres, há também o risco quando o equipamento se enrola à fiação elétrica.

Uma das principais causas dos acidentes, segundo a CPFL, está relacionada ao uso de cerol e da “linha chilena”, que provocam curtos-circuitos e choques.

Em 2019, pelo menos 76 regiões tiveram problemas com interrupção de energia elétrica após acidentes com pipas.

“Nessa época, é preciso que pais e responsáveis redobrem a atenção com as crianças durante a brincadeira. Os impactos para a população podem ser graves – colocando em risco a segurança dos pequenos durante as férias escolares e prejudicando a qualidade do fornecimento de energia”, afirma Marcos Victor Lopes, gerente de Saúde e Segurança da CPFL Energia.

Confira algumas dicas de segurança da campanha Guardião da Vida, da CPFL:

  • Empine pipas longe de rede elétrica, de preferência em locais livres onde não exista nenhum tipo de cabo de energia, de serviço telefônico ou antenas de celular. Isso evita acidentes e interferências na qualidade desses serviços;
  • Não solte pipas em lugares onde haja fluxo de veículos e nem suba em lajes para empinar ou tentar recuperar o brinquedo;
  • Nunca use cerol ou a linha “chilena”. Além de causar graves acidentes, elas são proibidas por lei;
  • Não utilize papel alumínio na confecção da pipa. O material em contato com os fios provoca curtos-circuitos;
  • Caso a pipa enrosque nos fios, nunca tente recuperá-la. Não utilize canos, bambus ou cabo de vassouras para desenroscar o brinquedo da rede elétrica. Nesse caso, opte por abrir um chamado junto à distribuidora;
  • Não empine pipas na chuva. Elas funcionam como um para-raios, conduzindo energia;
  • Tenha cuidado com ciclistas e motociclistas. Em velocidade, linhas podem não ser vistas e, com isso, causar graves acidentes, sobretudo se tiverem cerol ou se a linha for chilena;
  • É aconselhável ter sempre um adulto responsável acompanhando as crianças no momento da brincadeira.

 

Jundiaí

Jundiaí: Anhangabaú terá calçadas mais acessíveis para pessoas com deficiência

A iniciativa beneficiará os usuários do Instituto Luiz Braille e CECE Dr Nicolino de Luca. Saiba mais.

Published

on

Bairro Anhangabaú, em Jundiaí
As obras têm prazo estimado de seis meses (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

As calçadas no entorno do Lar Nossa Senhora das Graças, Instituto Luiz Braille e CECE Dr Nicolino de Luca (Bolão), no bairro Anhangabaú, em Jundiaí, receberão melhorias significativas em sua acessibilidade. A iniciativa, antiga reivindicação da comunidade, terá início ainda em julho e será executada pela Prefeitura de Jundiaí, com projeto elaborado pela Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e…

Continue Reading

Jundiaí

ACE inicia encontros com pré-candidatos a prefeito de Jundiaí

A iniciativa dá espaço para que cada pré-candidato a prefeito de Jundiaí apresente suas propostas de governo, com foco no desenvolvimento dos negócios na cidade.

Published

on

Presidente da ACE se encontrará com pré-candidatos a prefeito de Jundiaí
Confirmaram presença Gustavo Martinelli (União), Higor Codarin (PSOL), José Antonio Parimoschi (PL), Ricardo Bocalon (PSB) e Silas Feitosa (PRTB) (Foto: ACE Jundiaí)

A Associação Comercial Empresarial (ACE) se prepara para iniciar um ciclo de reuniões com os pré-candidatos a prefeito de Jundiaí. O objetivo da iniciativa, que se inicia na próxima semana, é dar espaço para que cada postulante apresente suas propostas de governo, com foco especial no desenvolvimento e crescimento dos negócios na cidade. As reuniões acontecerão na sede da ACE,…

Continue Reading

Jundiaí

Concertos Astra-Finamax traz uma das principais orquestras de ópera do país para Jundiaí

A 26ª Temporada do Concertos Astra-Finamax traz para o Teatro Polytheama a Orquestra do Theatro São Pedro. Os ingressos já estão à venda.

Published

on

Concertos Astra-Finamax
50% da renda com a venda de ingressos será revertida à Fundação Casa da Cultura e 50% ao Instituto Jundiaiense Luiz Braille (Foto: Divulgação/)

A 26ª Temporada do Concertos Astra-Finamax recebe, no dia 13 de julho, a Orquestra do Theatro São Pedro, uma das principais orquestras de ópera do país em Jundiaí. O concerto, que será realizado no Teatro Polytheama, contará com a regência do maestro Ira Levin e a participação da soprano Gabriella Pace. A Orquestra do Theatro São Pedro apresentará um programa…

Continue Reading

Jundiaí

Centro de Saúde do Trabalhador de Jundiaí está em 1º lugar entre melhores do Brasil

O CEREST de Jundiaí obteve nota máxima – 78 pontos – no Qualifica CEREST do primeiro quadrimestre de 2024.

Published

on

Centro de Referência e Saúde do Trabalhador de Jundiaí
O CEREST é referência técnica e pedagógica, desenvolvendo ações para a prevenção de acidentes e cuidado com os trabalhadores (Foto: )

O Centro de Referência e Saúde do Trabalhador (CEREST) de Jundiaí conquistou um resultado notável no Qualifica CEREST do primeiro quadrimestre de 2024, obtendo a nota máxima de 78 pontos. Esse reconhecimento coloca o município na primeira posição no ranking dos 25 melhores CERESTs do Brasil, um feito que demonstra a excelência do trabalho desenvolvido pela unidade em prol da…

Continue Reading

Jundiaí

Coral Divino em Canto abre inscrições para novos integrantes

Os interessados devem ser maiores de 18 anos e poderão se inscrever até o dia 26 de julho. Saiba mais.

Published

on

Integrantes do Coral Divino em Canto
O coral é um projeto musical mantido pelo Colégio Divino Salvador, de Jundiaí (Foto: Divulgação/Coral Divino em Canto)

O Coral Divino em Canto, projeto musical mantido pelo Colégio Divino Salvador de Jundiaí, está com inscrições abertas para novos integrantes. Os interessados devem ser maiores de 18 anos e poderão se inscrever até o dia 26 de julho. Para integrar o coral não é preciso ter experiência e nem ter conhecimento de partitura, apenas comprometimento e vontade de cantar.…

Continue Reading