
O talento do interior paulista ganhou projeção internacional. O locutor publicitário Rafael Depieri, de Jundiaí, foi indicado em três categorias do Voice Arts Awards, premiação organizada pela Society of Voice Arts and Sciences(Sovas) e considerada o “Oscar da Voz”. O evento acontece no dia 18 de janeiro, no Beverly Hilton Hotel, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
A indicação coloca Jundiaí no mapa mundial da locução profissional e reconhece um trabalho construído em poucos anos, mas com resultados expressivos no mercado nacional e internacional.
Três indicações no Voice Arts Awards 2026
Rafael concorre nas seguintes categorias:
- Melhor Promo de TV – Chamada Telecine Touch – Aquecimento MMA – Meu Melhor Amigo
- Melhor locução de e-learning – Globo Gente – Um olhar para os pais contemporâneos
- Melhor locução corporativa – Manifesto TMB
Da produção em TV à locução profissional
Aos 38 anos, Rafael Depieri é considerado “jovem” no mercado da locução. Ele iniciou a carreira na área em 2022, após atuar com produção de TV, criação de roteiros publicitários e como operador de áudio na Rádio Difusora, em Jundiaí.
Formado em Comunicação Social e Rádio e TV, Rafael também investiu em cursos livres voltados à locução comercial. Diferente da dublagem, a profissão não exige registro profissional (DRT), o que amplia as possibilidades de atuação.
Em pouco tempo, os trabalhos cresceram e hoje o locutor soma no currículo marcas como Globo, Telecine, Petrobras, PlayStation e produções para a Kings League Brazil. Ele também montou um estúdio próprio, com equipamentos que atendem às exigências do mercado profissional.
Premiação internacional reúne grandes nomes
Para concorrer ao Voice Arts Awards, os profissionais precisam inscrever seus trabalhos no site oficial da Sovas, desde que autorizados pelos produtores, em um processo semelhante ao de grandes festivais internacionais.
Os indicados de 2026 foram anunciados em 24 de novembro de 2025 e incluem profissionais de diferentes países e idiomas. Entre os nomes conhecidos estão Dwayne Johnson, Matthew McConaughey e Maya Hawke.
* Com informações do g1.