
A comunidade Mães de Jundiaí, que hoje já tem mais de 20 mil membros no Facebook, realiza o primeiro Happy Day pós pandemia. O evento, que acontece dia 15 de maio, a partir das 16 horas, no Open Tap Craft Beer, no Bairro Caxambu, vai homenagear o mês das mães e comemorar o oitavo ano do grupo.
De acordo com resultados preliminares da pesquisa “Saúde mental de mulheres com filhos crianças e adolescentes durante a pandemia de Covid19”, conduzida pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, estima-se que mais de 83% das mães sentiram maior sobrecarga em cuidar dos filhos durante a pandemia. Além disso, 25% das mães apresentaram sintomas de depressão, 27% sintomas de ansiedade, 23% sintomas de estresse e 39% sintomas de estresse pós-traumático.
Para a líder da comunidade Mães de Jundiaí, Lívia Haddad, os últimos dois anos afetaram muitas mulheres que acumularam tarefas, enfrentaram home office e tiveram que dar suporte nas aulas online. “Nossa sensação é que o tempo ficou ainda mais curto, mesmo estando 24 horas por dia dentro de casa”.
Lívia reflete que a maternidade sempre foi vista como um momento mágico, mas o processo é mais difícil. “O amor é único, mas a demanda é enorme. E com a pandemia, as mulheres ficaram ainda mais sobrecarregadas, tanto que ser mãe passou a exigir muito mais: paciência, flexibilidade, atenção e acolhimento. E estas mulheres estão cansadas de serem chamadas de super-heroínas. Fato é que elas estão exaustas”.
[tdj-leia-tambem]
A líder ainda explica que com o aumento do número de pessoas vacinadas e a diminuição dos números de casos e a consequente flexibilização nos protocolos de segurança, retomar os eventos é uma necessidade. “Vivemos consumidas pelo medo, pela ansiedade. Precisamos de um momento para curtir e relaxar, lembrar que acima de tudo somos mulheres e merecemos este cuidado e também este respeito conosco”.
Serviço
- Happy Day Mães de Jundiaí
- Dia 15/05/2022 – Às 16 horas
- Open Tap Crew Beer – Av Humberto Cereser, 2650, Jundiaí
Sobre o Mães de Jundiaí
A comunidade Mães de Jundiaí foi criada em 26 maio de 2014, da necessidade de criar representatividade do mundo materno de uma forma mais regionalizada. Hoje conta com mais de 20 mil membros, sendo que 80% dos membros são ativos.
Em 2017 foi lançado o Portal Mães de Jundiaí, com o objetivo de compartilhar com os demais públicos informações relevantes do mundo familiar.
Com 30 mil interações por mês e aproximadamente 500 publicações mensais, a comunidade é referência tanto na cidade quanto para a rede social. Em março de 2019, o Facebook reconheceu a fundadora Lívia Haddad como Power Admin, que são administradores de comunidades que se destacam pela sua capacidade de gerenciamento de grupos e com contato direto com representantes da plataforma.