
Como parte da programação da campanha Maio Amarelo, promovida pela Prefeitura de Jundiaí, 15 alunos da EMEB João Luiz de Campos tiveram a oportunidade de assistir uma aula ao ar livre sobre educação no trânsito. A aula ocorreu na Unidam (Unidade de Desenvolvimento Ambiental), ao lado da escola. De forma descontraída, as crianças aprenderam sobre a importância do uso do cinto de segurança durante passeios de carro, além dos cuidados necessários quando se andam de bicicleta, patins ou skate.
Um dos objetivos em dialogar com as crianças sobre o trânsito é que, além de aprenderem, elas também se tornam agendes multiplicadores. “Elas são multiplicadoras de conhecimento e levam para suas casas as boas práticas que aprendem aqui”, observa a coordenadora da escola, Neichelli Fabrício Langona. A coordenadora ressalta que, em conjunto à aula de trânsito, está a proposta do desemparedamento, que consiste em levar os estudantes para áreas abertas, verdes, sempre transformando esses locais em salas de aula. A iniciativa é uma proposta da Unidade de Gestão de Educação de Jundiaí.
Quem explicou os conteúdos de modo didático, por meio de brincadeiras, foi o agende de trânsito Vagner Aparecido Quintilian. “Com a criança o clima da aula é outro, elas respondem de outra forma e participam muito”, declara ele. Quem se empolgou foi o pequeno Vitor Henrique, de 7 anos. “A gente entendeu a importância de usar cinto de segurança e também o capacete”, comentou.
Vitor Henrique aprendeu sobre a importância de usar capacete e cinto de segurança (Foto: Prefeitura de Jundiaí)
Juliana Maia é responsável pela Educação no Trânsito e Estatísticas da Gestão de Mobilidade e Transportes da cidade e lembrou que o objetivo é, além de trabalhar com as crianças, trabalhar com a família. “O Maio Amarelo está sendo levado para todos os públicos. As crianças são parte vital desse processo, nossos futuros motoristas”.
Dados no trânsito
De janeiro a março de 2021 foram registrados em vias municipais e em rodovias que cortam a cidade 499 acidentes com vítimas não fatais e 18 óbitos, segundo dados do sistema Infosiga do Governo do Estado de São Paulo. Apenas em vias da cidade, foram 330 acidentes com vítimas não fatais e cinco óbitos. Em todo o ano passado, foram 2.093 acidentes com vítimas não fatais e 60 com vítimas fatais.
Em Jundiaí, a Gestão de Mobilidade e Transportes iniciou a campanha de conscientização – com faixas e postagens nas redes sociais – que se soma às atividades do Movimento Maio Amarelo, como exemplo a ação com as crianças, além de reforçar a fiscalização.
