
Para a campanha do Maio Amarelo, a CPFL realizou um levantamento e, no ranking de cidades com mais registros de queda de postes, Jundiaí está em primeiro lugar. No total, a companhia de distribuição de energia elétrica registrou 1.286 colisões de veículos contra postes em todas as cidades de atuação em 2020.
Ainda assim, esse número representa uma queda de 23,63% em relação às ocorrências de 2019, que teve 1.684 casos. “Os acidentes contra postes constituem umas das principais causas de ocorrências na rede elétrica do grupo. Trabalhamos com ações de prevenção no trânsito, levando a nossa mensagem de segurança também aos nossos clientes”, afirma o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia, Marcos Victor.
De acordo com os dados da empresa, Jundiaí lidera em acidentes de queda de postes, comparado com as outras 27 cidades de São Paulo e a Baixada Santista, que também são administradas pela CPFL. Nossa cidade registrou 241 quedas no ano passado, que também é 29% menor que o número de 2019.
Nossa liderança nessa lista não é novidade. Em 2017, Jundiaí também esteve em primeiro lugar, e recebeu o mesmo título.
Todas as colisões com postes registrados em 2020 resultaram em interrupção no fornecimento de energia para a área. Assim, cada uma das interrupções levou, em média, três horas de serviço da equipe da CPFL para substituição do equipamento, reconstrução da rede de distribuição e reestabelecimento da energia. Além disso, dependendo da gravidade do acidente, os funcionários ainda precisaram aguardar o fim de perícia policial para iniciar o serviço de reparo.
Só até março de 2021, a CPFL registrou o acumulado de 284 registros de quedas de postes. Destes, 42 são de Jundiaí. Confira abaixo o ranking com o Top10 cidades com mais acidentes envolvendo postes:

Além das chances de sofrer um acidente pela falta de segurança, os motoristas ainda podem ter que esvaziar os bolsos. Em casos de quedas de postes em que a distribuidora identifica um culpado legal, este deverá desembolsar entre R$ 2 mil e R$ 3 mil para arcar com os danos causados ao patrimônio da CPFL.
Programa de prevenção de acidentes
A CPFL organizou um projeto, chamado Guardião da Vida, onde abre a discussão sobre o tema “colisão com postes”. Assim, o objetivo é promover uma reflexão sobre atitudes no trânsito que podem ser evitadas, para prevenir acidentes. De acordo com a empresa, essa discussão interessa, seja pela segurança nas estradas, ou no fornecimento de energia elétrica.
Além disso, como parte do movimento Maio Amarelo, a campanha da distribuidora ainda promove ações de estímulo para adoção de atitudes mais seguras no trânsito, tomando responsabilidade pela vida de outras pessoas. Uma das ações é a “Campanha Externa de Prevenção de Acidentes com Eletricidade (CEPAE)”, que realiza palestras em escolas, associações de bairro, sindicatos de classe e empresas.