Jundiaí integra Rede Ruas Completas SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí

O mês cinco do ano acabou, e junto com ele o movimento Maio Amarelo, campanha que reforça conscientização e segurança no trânsito. Em Jundiaí, a campanha terminou com um saldo positivo de 14 ações distribuídas por todo o mês. Entre elas estão palestras, banners, materiais de conscientização e parcerias com hospitais, empresas e faculdades da cidade.

“Cada dia mais percebemos a importância de promover ações educativas que vão ao encontro de nosso grande objetivo: salvar vidas no trânsito”, comentou o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado. “O Maio Amarelo é um período de ações importantes, mas também de reflexão, e esperamos que seus frutos sejam estendidos para o ano todo.”

De acordo com Aloysio Queiroz, gestor de Mobilidade e Transporte da cidade, a participação dos munícipes refletiu positivamente e foi fundamental nos resultados da campanha. “Sem a participação das pessoas e a atenção à necessidade de discutir a paz no trânsito, não teríamos conquistado tanto. Sabemos da importância da fiscalização, mas é imprescindível que ela caminhe lado a lado com o trabalho de conscientização”, destaca.

Reforça das campanhas

A abertura oficial do Maio Amarelo aconteceu na primeira semana de maio, foi uma aula especial e lúdica a 15 alunos da EMEB João Luiz de Campos, sobre o trânsito. A ação foi realizada a partir de um trabalho integrado entre as gestões de Mobilidade e Transporte e de Educação. A aula foi ministrada na Unidam (Unidade de Desenvolvimento Ambiental), que fica ao lado da escola, em um espaço a céu aberto.

A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte distribuiu cerca de 15 mil materiais educativos, como lacinhos, fitas, laços adesivos e cartazes durante o mês de maio e 26 empresas, quatro hospitais (São Vicente, Universitário, Regional e Santa Eliza), a Faculdade de Medicina e a ESEF (Escola Superior de Educação Física) receberam materiais, distribuídos entre colaboradores, frequentadores e alunos.

[tdj-leia-tambem]

No dia 26 de maio, o Programa Painel Jundiaí, da TVTEC, trouxe como tema o Maio Amarelo. Na ocasião, foram discutidas as atividades propostas e desenvolvidas no mês, e a realidade de Jundiaí em relação ao trânsito. O programa contou com a participação do gestor Aloysio Queiroz, o agente de trânsito Vagner Aparecido Quintiliano, o coordenador médico do Samu, Mário Jorge Kodama, e o diretor do departamento de Engenharia de Mobilidade, Leandro Pinheiro.

A última ação, realizada nesta segunda-feira (31), último dia de maio, foi a adesivação da frota dos 886 ônibus de transporte público, 600 veículos na Prefeitura e outros 304 no Cerest, DAE e Câmara Municipal. 

Por causa da pandemia, as redes sociais foram reais aliadas da campanha. Os canais da Prefeitura de Jundiaí, como o Facebook e o Instagram, publicaram imagens e vídeos para um alcance de 72 mil pessoas através da internet.