Cerca de 200 empresários e gestores da área industrial participaram na última quarta-feira (31) do lançamento da Jornada de Transformação Digital no CIESP Jundiaí. O programa disponibiliza consultoria especializada e treinamentos para que as indústrias possam revisar seus processos, modernizá-los e aumentarem a produtividade em até 60%.
Idealizado pelo pool de entidades FIESP, CIESP, SENAI e SEBRAE, o programa quer alcançar 40 mil indústrias paulistas nos próximos quatro anos. A consultoria profissional é de graça e além de apresentar diagnósticos sobre melhorias necessárias, também aponta quais as soluções mais adequadas para as empresas. O atendimento é individual e personalizado.
Cervone explicou aos empresários que houve uma injeção de recursos no programa para que micro, pequenas e médias empresas, com faturamento de até R$ 8 milhões, pudessem ser beneficiadas. De acordo com ele, nem todas as empresas precisam cumprir as oito etapas da jornada, pois as etapas são customizadas para cada caso e os níveis de maturidade digital entre as empresas são muito diferentes.
[tdj-leia-tambem]
“A pandemia nos mostrou que para ser um país forte, precisamos ter uma indústria sólida e bem estabelecida. Nos preocupamos muito em apoiar as indústrias de de menor porte, mas a jornada traz benefícios de custo e otimização à cadeia produtiva toda. Muitas vezes, esse micro, pequeno e médio produtor é um fornecedor das grandes indústrias”, disse o presidente do CIESP.
O diretor regional do CIESP Jundiaí, Marcelo Cereser, foi o anfitrião e comandou o evento e destacou que a região de Jundiaí tem hoje cerca de 120 indústrias multinacionais. Para ele, essa transformação já está acontecendo no mundo todo e é muito importante que todas as indústrias deem atenção à pauta da digitalização. “A jornada beneficiará indiretamente também as grandes empresas: o impacto da modernização pode ser aplicado por toda a cadeia de pequenos fornecedores de matéria-prima e insumos”, avalia.
O Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, também participou do evento. Ele elogiou a iniciativa e lembrou aos convidados que Jundiaí se destaca no cenário econômico do estado e do país, mas frisou a importância da cidade também ser um destaque com bons níveis de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).