
Com foco na valorização da infância, respeito ao tempo individual e construção de vínculos afetivos, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Educação (UGE), está implementando a abordagem Pikleriana nas creches municipais. A iniciativa já envolveu mais de 800 educadoras da rede em uma formação especializada, que busca transformar os momentos de cuidado em experiências educativas significativas desde os primeiros meses de vida.
Cuidado como experiência educativa
A formação é conduzida por Denize Bello Gonçalvez, educadora da rede municipal e estudiosa da abordagem desenvolvida pela pediatra húngara Emmi Pikler. A proposta parte da premissa de que o bebê é um ser ativo desde o nascimento e deve ser tratado com respeito, escuta atenta e liberdade de movimento.
“A abordagem Pikleriana parte do princípio de que o bebê é um ser ativo desde o nascimento. Respeitar seu tempo, promover o movimento livre e garantir interações de qualidade nos momentos de cuidado são atitudes que fortalecem vínculos afetivos e promovem um desenvolvimento saudável. Quando olhamos de verdade para cada bebê e confiamos em sua capacidade, transformamos a educação infantil desde os primeiros meses de vida”, explica Denize Bello Gonçalvez.
Entre os aspectos valorizados estão momentos cotidianos como troca de fraldas, banho, sono, refeições e o brincar livre — todos compreendidos como oportunidades de interação, escuta e construção de vínculos.
Mudanças visíveis no dia a dia das educadoras
Educadoras que participaram da formação relatam impactos positivos no cotidiano com os bebês. Para Fabiana Del Col, que atua em uma das creches municipais, os momentos mais individualizados se tornaram ainda mais significativos após o contato com a abordagem.
“Eu acho importante porque a gente está todos os dias com as crianças pequenas, que têm muito vínculo com a gente. Eles aprendem muito conosco, pelo exemplo mesmo. Quando a gente tem esse momento mais individual com eles, eles se sentem mais acolhidos. Eu percebo que a gente já tinha um pouco disso, de forma inconsciente, mas agora está mais visível. Por exemplo, as refeições dentro da sala foram muito importantes. É um momento mais íntimo, sem tanto barulho, em que eles ficam mais calmos. É como se fosse um momento único da sala. A gente trata as crianças de forma individual, mesmo dentro do coletivo. Com os menores, esse olhar mais próximo faz toda a diferença.”
A supervisora de creche Cibele Rizzato também destaca o impacto da abordagem na qualidade da comunicação com os pequenos.
“A comunicação com os bebês é fundamental e vai muito além das palavras. O tom de voz, o olhar, os gestos e o tempo de espera são elementos que criam uma relação de confiança. Quando praticamos essa escuta sensível e respeitosa, percebemos o quanto eles respondem, compreendem e cooperam. A abordagem Pikleriana evidencia justamente isso: o bebê entende, participa e retribui quando é tratado com respeito e afeto.”
Formação amplia qualidade da educação infantil
A formação Pikleriana foi realizada no auditório Elis Regina, no Complexo Argos, com o objetivo de oferecer embasamento teórico e prático às educadoras. A proposta é tornar o ambiente das creches espaços ainda mais acolhedores, em que o cuidado se alia à aprendizagem e ao respeito à infância.
Estudos apontam que, quanto mais previsível, afetuoso e atento é o adulto, mais segura, cooperativa e autônoma torna-se a criança. O investimento da Prefeitura nessa abordagem soma-se a uma série de ações que vêm consolidando Jundiaí como referência em educação infantil humanizada, reconhecendo o bebê como sujeito de direitos e protagonista de seu desenvolvimento.
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