
A Carreta da Mamografia já está em Jundiaí realizando atendimentos gratuitos por meio do Programa Mulheres de Peito, da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) da Prefeitura.
Até o dia 24 de maio, a unidade móvel permanecerá estacionada no Paço Municipal, na avenida Liberdade, s/n.º, Jardim Botânico.
Atendimento prático e sem burocracia
O serviço é voltado a mulheres entre 50 e 69 anos, que podem realizar o exame apresentando apenas o RG e o cartão do SUS, sem necessidade de agendamento. Já para mulheres entre 35 e 49 anos, ou acima dos 70, é preciso apresentar pedido médico — que pode ser emitido no local pela equipe da UGPS.
A estrutura funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com distribuição de 50 senhas por dia. Aos sábados, o atendimento ocorre das 8h às 12h, com 25 senhas disponíveis, entregues por ordem de chegada.
Exame rápido, resultado prático
Segundo Viviane Pinheiro, supervisora das Carretas de Mamografia, a proposta é descomplicar o acesso ao exame. “Além de não precisar agendar, as mulheres voltam para casa com as imagens e a senha para acessar o laudo. Todo processo é bem simples e rápido. Havendo alteração, também já ocorre o encaminhamento para o tratamento no serviço de referência”, explicou.
A iniciativa tem como foco o diagnóstico precoce do câncer de mama, que pode aumentar significativamente as chances de cura.
“Muitas mulheres têm medo de fazer a mamografia, mas o exame é fundamental para a prevenção, para o diagnóstico e para salvar vidas. Quando descoberto no início, o câncer de mama tem quase 100% de chances de cura”, afirmou a gestora de Promoção da Saúde, Dra. Márcia Facci.
A aposentada Rosa Nogueira aproveitou a oportunidade logo no primeiro dia. “Faz um ano que não faço e quis aproveitar para ficar com tudo em dia. Desde os 40 anos, eu busco o exame. Minha cunhada teve câncer de mama e é um processo doloroso. Precisamos estar sempre atentas”, relatou.
Atendimento completo na rede municipal
Em Jundiaí, a rede de saúde oferece acompanhamento integral às pacientes com câncer de mama. Após a detecção de qualquer alteração, o Ambulatório da Saúde da Mulher realiza o estadiamento e monta o plano terapêutico com mastologista e oncologistas do Hospital São Vicente (HSV).
O tratamento completo — com quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia — é oferecido na instituição, com apoio de equipe multiprofissional, incluindo cuidados psicossociais.
Durante todo o ano, as UBSs e Clínicas da Família promovem ações de conscientização sobre a importância da prevenção, incentivando hábitos saudáveis e a realização da mamografia regularmente.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		