Estrada de terra
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí está reforçando a manutenção das estradas de terra não pavimentadas, com foco na qualidade do material utilizado. Os trabalhos foram intensificados neste período de estiagem, o que possibilita a continuidade dos serviços e assegura melhores condições de tráfego, segurança e conforto para os moradores que dependem dessas vias diariamente.

Estradas de terra recebem manutenção contínua

As equipes do Departamento de Zeladoria e Conservação, vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (SMISP), realizam a recuperação de, em média, três vias por dia.

“Esse é um trabalho contínuo, planejado e que faz a diferença no dia a dia da população, especialmente para quem depende dessas estradas para acessar suas casas, chácaras, escolas ou até mesmo para o escoamento do que é produzido por nossos produtores rurais”, ressaltou o secretário da SMISP, Marcos Galdino.

Sustentabilidade no material utilizado

Jundiaí possui atualmente 540 quilômetros de estradas de terra. Para sua manutenção, o município utiliza cascalho reciclável, obtido a partir de Resíduos da Construção Civil (RCC). O insumo é fornecido pelo Geresol (Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Jundiaí) e transportado por caminhões até as frentes de serviço.

O processo envolve aplicação do cascalho, nivelamento da estrada com motoniveladora e umedecimento do solo por caminhão-pipa, o que garante melhor compactação, reduz riscos de erosão e amplia a durabilidade da via.

Garantia de qualidade

De acordo com Galdino, o material passa por análises técnicas periódicas. “Esse cascalho reciclável é de grande importância, já que une sustentabilidade, reaproveitamento de resíduos e eficiência na manutenção. As análises técnicas garantem que o resultado final entregue para a população seja seguro e com maior durabilidade”, destacou.

Com as ações intensificadas, a Prefeitura reforça o compromisso de oferecer infraestrutura adequada e sustentável, valorizando tanto a mobilidade quanto o meio ambiente.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

[tdj-leia-tambem]