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Foto: Divulgação/ Prefeitura de Jundiaí

A DAE Jundiaí, graças às manutenções preventivas realizadas na rede de esgoto, registrou a queda de 25% nas ocorrências de vazamento e obstruções.

Em 2018, de acordo com os dados da Manutenção da DAE, foram realizados 5.965 atendimentos apenas sobre a rede de esgoto. Em 2019, este número chegou a 6.750.

No ano de 2020, então, a DAE optou por dar início às manutenções preventivas e foram registrados cerca de 5.500 ocorrências, já em 2021, 5.050. Neste ano, de janeiro a junho, são 2.372 atendimentos.

A manutenção é realizada com equipamentos que efetuam a limpeza, retirando detritos, principalmente areia, além de lixo como pedaços de madeira e plástico.

“A manutenção preventiva tem mostrado bons resultados. Há uma programação de retornos ao longo do ano, em busca de garantir o bom funcionamento da rede, e com isso deixamos de receber reclamações”, pontua o diretor da área, João Viveiros. “Regiões como o Jardim Novo Horizonte, onde havia um grande número de ocorrências principalmente em períodos de chuva, tiveram os vazamentos praticamente zerados”, acrescenta.

A rede de esgoto atende 98,23% da cidade, e 100% do esgoto coletado é tratado. A rede tem 1.035 quilômetros de extensão.  “Além da limpeza que a DAE realiza, é importante que as pessoas tenham consciência de que a rede é feita apenas para encaminhar o esgoto até o tratamento. Água de chuva e lixo não devem se misturar à rede de esgoto”, pontua.

Para registrar casos de vazamentos e obstruções, ligue para a Central de Relacionamentos da DAE, no número 0800 0133 155. A ligação é gratuita e o atendimento 24 horas.

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