
Encontrar sua carreira profissional não é sempre fácil, mas Júlia Teles de Oliveira, de apenas 20 anos, achou sua paixão quando era bem nova. Mesmo ainda sem saber que faria parte de seu futuro, a jundiaiense descobriu a maquiagem artística, aos 12 anos de idade.
“Eu via muitas maquiagens em filmes e na internet e ficava encantada! Comecei a me arriscar a fazer umas maquiagens diferentes e até maquiar outras pessoas. Não achava que se tornaria minha profissão, era só um hobbie”, comenta Júlia.
Assim, com o passar dos anos, a paixão cresceu e Júlia decidiu se especializar. Com a bagagem artística e o conhecimento adquirido em diversos cursos e na graduação em Estética e Cosmética com Ênfase em Maquiagem Profissional, a jundiaiense começou a atuar profissionalmente.
Compartilhando arte
Durante a pandemia, com mais tempo dentro de casa, Júlia decidiu tirar um dos planos do papel e criou uma página no Instagram e um perfil no TikTok para compartilhar suas criações. Assim, a jovem venceu a timidez e conquistou milhares de pessoas com seu talento.
Atualmente, o perfil da Júlia no TikTok tem mais de 43 mil seguidores.
“Eu sempre quis, mas tinha muita vergonha. Com a pandemia eu tive mais tempo em casa e mais tempo pra me dedicar a fazer as fotos e vídeos mais legais”, explica. “No final de 2020 foi quando eu realmente comecei a perder esse medo de mostrar meu trabalho e comecei a me sentir muito bem compartilhando”
As inspirações para as maquiagens artísticas chegam até Júlia de diversas formas, com desenhos, filmes, temas de livros e, claro, de sugestões dos seus seguidores.
“Eu defino o tema pelo que eu estou vivendo no momento”, comenta.
O tempo só fez bem à artista. Dessa forma, hoje conta que consegue ver nitidamente sua evolução na maquiagem. “Eu gosto de falar que minha última maquiagem sempre vai ser a minha melhor maquiagem”, ressalta. Entre as suas aventuras, Júlia conta sobre a experiência mais desafiadora de sua carreira. “A que me deu mais trabalho foi uma de efeitos especiais. Eu precisei fazer uma prótese de látex, criei uma personagem e toda a história dela. Foram 2 meses trabalhando nessa maquiagem!”
Processo criativo e apoio
Com seu trabalho de exposição, Júlia também experimenta diferentes visões durante seu processo criativo, criando por diversas perspectivas. Assim, explica que costuma ver e entender como as pessoas pensam antes de iniciar seus projetos.
“Não é só ver o meu ponto de vista. Então eu faço muitas perguntas, às vezes peço opiniões. Como a maquiagem é o meu trabalho, eu preciso manter sempre a prática maquiando outras pessoas”, ressalta.
Dessa forma, apoio é o que não falta para o crescimento da jovem. Sua pais, Emerson e Katia, e seu irmão Matheus, já são modelos de carteirinha. A família passa por cima dos obstáculos para transformar as ideias de Júlia em realidade.
“Eu já maquiei meu irmão, minha mãe. Ela não gosta muito das maquiagens artísticas, como de animais ou ilusões de ótica. Ela diz que tem aflição de ver, mas ela me ajuda se eu preciso. O meu pai normalmente ajuda a tirar as fotos”, conta Júlia.


Além das maquiagens artísticas, a profissional também produz conteúdos voltados a cuidados com a pele, equipamentos e maquiagem do dia a dia. Veja abaixo produções realizadas pela artista:


[tdj-leia-tambem]
 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		