
Contando com o show do Bloco KERERÊ, a Marcha da Consciência Negra, em Jundiaí, se encerrará neste domingo (20), a partir das 9h, no Clube 28 de Setembro. O tema deste ano “Por um Brasil e uma Jundiaí com Democracia e Sem Racismo”, visa relembrar que a sociedade brasileira passa necessariamente pela luta e combate ao racismo.
Confira a programação do evento:
- 9h – Concentração na Praça do Gabinete de Leitura Rui Barbosa, no centro;
- 9h30 – Marcha pelas ruas Barão de Jundiaí, do Rosário, Barão do Triunfo, Coronel Leme da Fonseca e Petronilha Antunes;
- 11h – Encerramento no Clube 28 de Setembro;
- 11h30 – Show com Bloco Afro Kekerê.

História
A Marcha da Consciência Negra é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, considerado líder nacional, que foi brutalmente assassinado. Degolado pelo bandeirantes Domingo Jorge Velho, Zumbi teve sua cabeça exposta em 20 de novembro de 1695.
Na década de 60, o movimento social negro brasileiro começou o reconhecimento de Zumbi dos Palmares como herói nacional, e, com mais de 100 mil pessoas ocupando as esplanadas em Brasília, em 1977, finalmente Zumbi foi reconhecido, tendo seu nome e legado inseridos no Livro de Aço dos Heróis e Heroínas Nacionais.
A partir daí, começou o movimento negro que visava transformar a data 20 de novembro, em um feriado, a fim de homenagear o herói.

Em 2012, Jundiaí transformou a importante data em um feriado nacional, e, neste mesmo ano, foi realizada a 1° Marcha da Consciência Negra local. Com diferentes temas, as marchas são organizadas a partir de organizações e entidades negras e de direitos humanos, bem como coletivos de educação, arte e cultura.
A cada ano, um tema é apresentado a sociedade com o objetivo de reflexão para a luta antirracista e de enfrentamento.
A organização é dos grupos Olhares e Vozes Antirracistas, Jundiaí Sem Racismo, Círculo Palmarino, Convergência Negra, Coalizão Negra e Coletivos de Cultura. Toda sociedade local está convidada.

[tdj-leia-tambem]