Jornalista de Jundiaí transforma história da Maria dos Pacotes em podcast
Foto: Arquivo Pessoal/Edu Cerioni

No dia 1º de agosto, o jornalista de Jundiaí, Edu Cerioni lança o podcast “Maria dos Pacotes”, que conta a história de Carlota Edith Barbieri, mulher conhecida por perambular pelas ruas da cidade, carregando dezenas de pacotes com ela, por cerca de quatro décadas.

“Pequena, frágil, cabelos desgrenhados ao vento, pele castigada pelo sol, dona de incríveis e penetrantes olhos azuis e que xingava aos gritos em outra língua quem a provocasse. Essa era Maria dos Pacotes”, descreve Edu Cerioni.

O podcast “MARIA DOS PACOTES – um mito das ruas de Jundiaí” busca desvendar a vida de Carlota, a mulher por trás da lenda. Através de relatos de familiares, amigos e conhecidos, a produção reconstrói a trajetória da andarilha que perambulou pelas ruas da cidade por décadas. “São 45 pessoas que ajudam a mostrar a trajetória dessa mulher que perambulou por infinitas ruas por cerca de quatro décadas seguidas, em busca do sustento diário que as pessoas lhe ofereciam”, revela Cerioni.

Jornalista de Jundiaí transforma história da Maria dos Pacotes em podcast
Foto: Arquivo Pessoal/Edu Cerioni

A vida de Maria dos Pacotes através do podcast

A vida de Maria dos Pacotes foi marcada por desafios e adversidades. Seus últimos anos foram particularmente difíceis, marcados pela perda da mobilidade e pela internação em uma pensão. “Ela que tinha medo de altura, mesmo que fosse a dos pés de uma cama. A famosa andarilha foi atropelada por um caminhão, acidente que lhe roubou o movimento das pernas”, relata Cerioni. O podcast também aborda questões como o rompimento mental que a levou a se tornar a figura excêntrica que conhecemos.

O podcast “MARIA DOS PACOTES” tem como objetivo democratizar a história da figura lendária. “A proposta é democratizar a história da Maria dos Pacotes que se tem até então só em livro, uma vez que não se paga nada para ouvir o podcast”, afirma o narrador. A produção é destinada a todos os públicos, desde os moradores de Jundiaí até aqueles que se interessam por histórias de vida inspiradoras e desafiadoras.

Confira a programação do podcast:

O podcast tem sua apresentação dia 1º de agosto e segue durante todo este que é o Mês do Patrimônio em Jundiaí, com quatro episódios de 30 a 40 minutos cada, um por semana. Eles poderão ser ouvidos no Spotify, Deezer e YouTube. O projeto tem incentivo pela Lei Paulo Gustavo, via Prefeitura de Jundiaí.

Apresentação – Lançamento: dia 1º de agosto de 2024
1º episódio – Dia 5 de agosto: “Assim nasce uma lenda”.
2º episódio – Dia 12 de agosto: “Uma, dez ou cem delas pelas ruas?”
3º episódio – Dia 19 de agosto: “Depois do Juquery, um caminhão de problemas.”
4º episódio – Dia 26 de agosto: “Maria dos Pacotes: eternamente!”

[tdj-leia-tambem]