
Na última semana de agosto, a Mata Ciliar de Jundiaí foi atingida por um incêndio de grandes proporções que destruiu 70 mil m² do terreno. Agora a associação se recupera do susto e os mais de 800 animais silvestres em reabilitação já puderam voltar para seus respectivos recintos.
A médica veterinária que trabalha com a Mata Ciliar, Ana Beatriz Chernichenko, disse em entrevista que o local de reabilitação das onças foi quase todo queimado. Apesar disso, nenhum dos felinos se feriu.
“Foi um estresse muito grande o fogo para ela [a onça], mas já está vivendo a vida dela normal e pronta para ser solta. Para isso que a gente está trabalhando”, declarou Ana Beatriz.
Os lobos-guará que vivem no local precisaram de atendimento médico e observação de 24 horas, por terem inalado muita fumaça. Nenhum animal apresentou complicações e já foram liberados para voltar ao seu local na associação.
“Bituca de cigarro, pessoas adentrando na mata, infelizmente isso acontece, pessoas com atos religiosos acendendo velas…tudo isso pode causar um incêndio e muita gente não sabe”, alerta a coordenadora, Cristina Adania.