
A sede de campo do Clube Jundiaiense abriu suas portas para receber a equipe de Educação Ambiental da Associação Mata Ciliar em um evento especial voltado para as crianças. Promovida pelo programa “Guardiões da Natureza”, foi realizada a observação de aves que habitam na região, uma atividade promovida em parceria da Associação Mata Ciliar com o próprio clube, que se dedica a estudar a biodiversidade de aves na localidade.
“Conversamos sobre os equipamentos utilizados para observar as aves de vida livre, como os binóculos, além de aplicativos que ajudam na identificação de espécies, por meio dos cantos desses indivíduos por exemplo. Foi bem proveitoso, um momento importante para conscientizá-los sobre a preservação das espécies em nosso dia a dia”, comenta Camila Chave Lobo, tratadora da Mata Ciliar.
O programa tem como proposta estimular os jovens a se tornarem agentes ambientais engajados em uma série de atividades relacionadas à preservação da biodiversidade local. Ao participarem ativamente dessas ações, eles ganham o título de “Guardiões da Natureza” e contribuem para a conscientização sobre a importância da conservação do meio ambiente.
A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos que atua em prol da conservação da biodiversidade desde 1987, sendo reconhecida como Utilidade Pública Federal.