Foto área do Maxi Shopping
Foto: Divulgação/Maxi Shopping Jundiaí

Com o objetivo de oferecer a seus lojistas mais uma plataforma para viabilizar as vendas e, aos seus clientes, uma nova opção de compra, o Maxi Shopping Jundiaí lança uma plataforma marketplace em conjunto com outros 13 shoppings do país.

O Maxi Shopping foi convidado para participar do projeto pela Lumine Solução em Shopping Center e Terral Shopping Center, parceiras na área comercial. O Maxi informa que aceitou o desafio por acreditar nos benefícios que essa iniciativa trará para seus lojistas e clientes.

A estratégia, que começou a ser esboçada antes da pandemia, ganhou forma com o período de isolamento social, que proporcionou a aceleração digital. No Maxi Shopping, já há a adesão de 24 lojistas no projeto, além do interesse de um grande número de outras lojas. As plataformas serão inseridas de forma gradual a partir de março.

“Esse modelo de negócio cria oportunidade para lojistas de todos os portes, especialmente pequenos e médios, que muitas vezes ainda não têm um ambiente de e-commerce e ganham mais um canal de vendas. ”, afirma André Latorre Noronha, diretor do Maxi Shopping Jundiaí.    

Segundo Noronha, a nova plataforma oferece taxas abaixo do valor praticado no mercado. Nela, já estão incluídas as remunerações pela gestão do marketplace, operação da plataforma tecnológica, meio de pagamento e sistema antifraude. “Para a equipe de vendas das lojas físicas, a vantagem está em explorar na plataforma imagens diferenciadas, com descrição dos produtos, como uma vitrine virtual, que poderá ser utilizada como oportunidade de divulgação para potenciais clientes”, explica.

O Maxi Shopping explica que o projeto engloba a integração dos ambientes on-line e off-line na jornada de compra oferecendo vantagens como rapidez na entrega e segurança na compra. “O objetivo é promover a convergência entre os ambientes digital e físico dos shoppings, estendendo um atendimento que pode ter início, por exemplo, no marketplace para uma entrega presencial na loja ou no drive-thru localizado no estacionamento. O propósito é proporcionar ao cliente a possibilidade de liderar a sua própria jornada de compra, podendo escolher de onde, como e quando comprar”.

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Hábitos de compra dos brasileiros

Ao se analisar pesquisas sobre os hábitos de compra dos brasileiros, as lojas online, que também contam com lojas físicas, cresceram três vezes mais que as puramente virtuais. Com relação às retiradas, estudos demonstram que 67% dos consumidores que compram online preferem retirar o produto em lojas físicas.

Os números comprovam ainda que o setor de vendas on-line teve um aumento de 70% em 2020, de janeiro a novembro, o que representa 270 milhões de pedidos em milhares de lojas de todo o Brasil. 

“Acreditamos que é um hábito que veio para ficar e o brasileiro não vai abandonar o hábito de comprar no meio virtual no pós-pandemia”, conclui André Latorre Noronha.

Sobre o Projeto

Num esforço colaborativo inédito no mercado de shoppings centers Lumine Solução em Shopping Centers e a Terral Shopping Centers, empresas que poderiam se considerar concorrentes, uniram objetivos, equipes e o interesse em ajudar aos seus lojistas, prospectando no mercado soluções ideais para desenvolver e implementar marketplaces em shoppings de seu portfólio, estrategicamente localizados em diversos estados brasileiros. Esta sinergia gerará redução de custos para todos os envolvidos e ainda possibilitar á aumento de ganhos.

A plataforma traz uma solução tecnológica comum a todos os shoppings, o que possibilitou as melhores sinergias em todos os níveis – desde investimentos até a maximização de recursos humanos e otimização do tempo.

Além da DeepDive, uma consultoria estratégica de inovação com expertise em varejo, as empresas contam com outra parceira de negócio nesse ecossistema, a Retail Hub, que oferece uma solução tecnológica composta por plataforma de vendas (Vtex) e ambiente de gestão dos lojistas/seller center (It4).

Essa iniciativa conjunta da Lumine e da Terral pretende reunir os demais shoppings de ambas as redes, um total de 40 empreendimentos, e há planos de abrir a oportunidade para outros empreendimentos independentes ou de outras redes brasileiras.

Com informações da assessoria de imprensa.