
A Clínica da Família e Pronto Atendimento Hortolândia, que oferta assistência completa Atenção Básica e Urgência e Emergência, passa a disponibilizar uma farmácia para o atendimento de moradores das regiões Norte e Nordeste na Unidade de Apoio. O complexo de Saúde Hortolândia será entregue na segunda quinzena deste mês pelo prefeito Luiz Fernando.
Junto com os remédios de uso contínuo e eventuais que compõem a Relação Municipal de Medicamentos (REMUME) da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), estarão disponíveis medicamentos controlados com prescrição de controle especial, psicotrópicos, insumos para diabetes, além dos medicamentos e insumos do Programa de Assistência Intensiva ao Tabagismo (PAIT).
“A Clínica da Família é um modelo de Estratégia de Saúde da Família ampliado, mais resolutivo e humanizado. Na Unidade de Apoio serão ofertados os serviços da assistência farmacêutica com o foco na integralidade e equidade do cuidado ao munícipe. A população da região terá a entrega dos medicamentos mais próxima de sua casa e, além disso, a pessoa que faz uso de insulina receberá no local orientação e treinamento para uso de canetas de insulinas, do glicosímetro e insumos. Também serão desenvolvidas ações como Oficinas com Plantas Medicinais, que integram as Práticas Integrativas e Complementares”, informa o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.
Atualmente na Clínica da Família I e II no Novo Horizonte, onde já existe esse modelo implantado, passam 330 pessoas por dia em busca de medicamentos. Desse total, cerca de 15% são usuários que utilizam medicamentos psicotrópicos.
“Estamos ampliando um modelo que é premiado nacionalmente, que facilita o acesso da população ao cuidado em saúde. De maneira organizada, temos investido na saúde que é a nossa área prioritária, garantindo atendimento resolutivo, perto da casa das pessoas”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Obra
Com o investimento de aproximadamente R$ 6 milhões para construção, o prédio, na rua Campinas, terá dois pavimentos, totalizando 1,5 mil m². A Clínica da Família estará no andar superior, com 14 consultórios para médicos, enfermeiros e equipe NAS, além de:
- Três consultórios odontológicos;
- Sala multiuso;
- Sala de vacina;
- Sala de procedimentos;
- Sala de curativo;
- Sala de atividades coletivas;
- Pós consulta;
- Sala de administração de medicação e inalação;
- Sala de gerência;
- Sala de espera ampla com espaço lúdico infantil;
- Posso Ajudar;
- Guardião da Saúde;
- Recepção com seis guichês de atendimento;
- Salas de apoio como almoxarifado, sala administrativa e DML.
Já no piso térreo ficará o Pronto Atendimento Geral 12h. Além de abrigar os aparelhos de diagnósticos (raio-X, eletrocardiograma e ultrassom) e a coleta de análises clínicas, contará com:
- Cinco consultórios médicos;
- Nove leitos clínicos;
- Dois leitos para isolamento;
- Sala de observação adulto;
- Sala de observação infantil;
- Recepção com sala de espera;
- Sala de classificação de risco;
- Sala de emergência;
- Sala de análises clínicas;
- Sala de procedimentos;
- Sala de curativo;
- Sala de gesso;
- Esterilização;
- e demais ambientes de acordo com a legislação específica.
Já a Unidade de Apoio, localizada na rua Monsenhor Emílio José Salin, agregará todo o amparo logístico às equipes e atividades complementares, como a farmácia. O espaço recebeu R$ 1,6 milhão de investimento.
[tdj-leia-tambem]