
Jundiaí celebrará o Dia Mundial do Meio Ambiente (5), ao longo de todo o mês de junho, com uma série de eventos. A programação é da Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) de Jundiaí e da Fundação Serra do Japi.
Conferência pelo Clima
Um dos eventos programados é 2ª Conferência pelo Clima entre Municípios Vizinhos, no dia 07 de junho. O encontro reunirá representantes de Louveira, Vinhedo, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Cabreúva, Cajamar, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista, além de Jundiaí. O objetivo é estabelecer ações conjuntas para o enfrentamento das mudanças climáticas e seus efeitos sobre as cidades.
Na primeira edição do evento, em Louveira, em 2022, escolheram Jundiaí para sediar a 2ª Conferência pelo Clima. Agora, além de aprofundar os debates sobre o tema, os municípios assinarão uma Carta de Compromisso ao final do dia de palestras e discussões.
“Será um dia de refletir com os municípios sobre o que cada um deles poderá fazer para minimizar os impactos negativos das mudanças climáticas, definindo um conjunto de ações coletivas a serem realizadas em curto e médio prazos, considerando o ano de 2030 como horizonte”, afirmou o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho.
[tdj-leia-tambem]
Mais ações
O primeiro evento previsto é uma ação voluntária de limpeza nas cachoeiras da Serra do Japi, no próximo domingo (28). A ação acontecerá a partir das 8h, com saída do Centro de Referência em Educação Ambiental (CREAM).
Além disso, a gestão programou pelo menos 10 ações que também envolvem a sociedade civil e as escolas. Uma delas é a exposição de fotografias “Como está a natureza no seu caminho entre a casa e a escola?”de alunos da Rede Municipal. Em 01 de junho, estudantes da EMEB Nelson Brito visitam a Horta Urbana e o Jardim de Chuva do Guanabara.
“A programação do mês do Meio Ambiente traz várias oportunidade de aproximação das pessoas para entender a complexidade e a importância da preservação ambiental, não só da área da Serra do Japi e do ambiente mais próximo de onde a gente vive, mas de ambientes mais distantes também. Passando pela questão da Educação Ambiental, do empreendedorismo com sustentabilidade e da importância da pesquisa, com a participação da sociedade civil”, lembra a superintendente da Fundação Serra do Japi, Vânia Plaza Nunes.
Confira a programação:

 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		