
O Mês do Patrimônio Histórico e Cultural de Jundiaí acontece anualmente e, em 2021, a programação da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) será realizada de 1° a 31 de agosto. Por causa da pandemia, a programação terá ações presenciais e online.
A abertura do Mês do Patrimônio começará com a reabertura do Teatro Polytheama para o público, com 40% da capacidade total, que resulta em cerca de 400 lugares. Seguindo todos os protocolos sanitários, a abertura oficial do evento contará com apresentações da Cia. Jovem de Dança e de artistas locais em homenagem ao Samba Paulista.
Neste momento, a população poderá conferir as melhorias realizadas pela Prefeitura de Jundiaí no Teatro, como a instalação de equipamentos de ar-condicionado.

Na segunda-feira (02), às 10h, acontecerá a palestra online “Direito do Patrimônio Cultural Brasileiro” com o Promotor do Ministério Público de Minas Gerais, Dr. Marcos Paulo de Souza Miranda. O encontro virtual marca a abertura oficial das atividades do Mês do Patrimônio de Jundiaí.
Ao longo da primeira semana, acontecerão ainda mesas-redondas temáticas, transmitidas gratuitamente pelos canais do Facebook e do YouTube da Cultura de Jundiaí.
Na quarta (04), às 14h30, o tema é “Os diversos matizes e horizontes do patrimônio imaterial”; na quinta (05), às 15h, “Rotas Turísticas – Da Qualidade Cênica às Tradições”; e na sexta-feira (06), às 14h30, serão abordadas “Práticas de Preservação – Potencialidades e Oportunidades Geradas pelo Patrimônio Histórico”.
Confira a programação completa clicando aqui.
Simpósio
O Simpósio sobre o Patrimônio Material e Imaterial, que faz parte da programação do Mês do Patrimônio, recebe os resumos de trabalhos acadêmicos de professores, pesquisadores, estudantes e demais acadêmicos interessados.
O Simpósio será realizado entre os dias 25 e 28 de agosto e trará como tema “Turismo, território e educação patrimonial: desafios no contexto da pandemia da Covid-19″. O envio de materiais deve ser feito através da plataforma Even3.
[tdj-leia-tambem]