Visitantes em Mesquita de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na tarde desta quinta-feira (19), 30 pessoas foram levadas até a Mesquita de Jundiaí para uma visita guiada, que faz parte da programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural de 2021, promovido pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC).

Os participantes se inscreveram previamente para a visita, e no local tiveram uma aula sobre a História da Mesquita, ministrada pelo presidente do Centro Islâmico de Jundiaí – Mesquita Omar Ben Abed Al Aziz, Faouez Hassan Ayoub.

“Esta atividade proposta pela Prefeitura é extremamente importante para divulgar e aproximar a nossa Cultura e Religião. As mesquitas são locais para que os muçulmanos rezem de acordo com o Alcorão Sagrado, mas ficamos de portas abertas para todos que quiserem nos visitar, independentemente de seu credo”, comentou Faouez.

Na aula, o presidente compartilhou o histórico da construção da mesquita – desde a compra de seu terreno em 1979 até a sua inauguração em 1991 – e explicou sobre a escolha do formato redondo como forma de otimizar o terreno de esquina. Ele também comentou sobre a disposição da área interna da Mesquita, que é direcionada para Meca, cidade da Arábia Saudita.

Além disso, Faouez respondeu aos questionamentos dos visitantes, sobre temas atuais, por exemplo, como a retomada do regime extremista Taleban no Afeganistão. “Quem conhece os ensinamentos do profeta Muhammad e do Alcorão sabe que pregam paz, igualdade entre as pessoas, sejam elas homens ou mulheres, e o respeito a todas as religiões. Não segue o Alcorão Sagrado quem mata pessoas em nome da fé”, explicou.

Vontade de todo jundiaiense

Stella Bissoli é moradora do Jardim Marambaia e participou da visita acompanhada da mãe Claudia e da filha Sarah, de dois anos. A jundiaiense é historiadora, e atualmente estuda Artes Visuais.

“Soube da visita através das redes sociais da Prefeitura e aproveitei a oportunidade, pois conhecer aqui dentro é curiosidade de todo jundiaiense. Iniciativas como esta, que exploram a riqueza das realidades culturais da cidade, são importantes, pois geram conhecimento e repertório”, comentou.

Stella, Claudia e a pequena Sarah puderam folhear o Alcorão na Mesquita (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O diretor do Departamento de Patrimônio Histórico, Elizeu Marcos Franco, falou sobre a escolha do local para a visita guiada.

“Esta visita técnica está ligada ao tema da mesa-redonda desta manhã pela programação do Mês do Patrimônio, que tratou das influências das diferentes Culturas do Mundo Árabe no Brasil. E esta mesquita representa um pedaço desse Mundo no Município. Sabendo que os jundiaienses têm muito interesse e curiosidade em conhecer o espaço, esta foi uma oportunidade para que o conhecessem, tirassem suas dúvidas e aprendessem mais sobre Patrimônio, Cultura, Religião e História em geral”.

De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, cerca de 60 famílias muçulmanas moram na cidade.

[tdj-leia-tambem]

Programação

A programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural de 2021 continua, com atividades online gratuitas nos canais da Cultura de Jundiaí no Facebook e no YouTube.

A próxima atividade acontecerá nesta sexta-feira (20), às 15h, com a mesa-redonda “Patrimônio Cultural Material – Conhecer para inventariar. Inventariar para proteger. Proteger para preservar. Preservar para quem?”, com a participação especial da professora Dra. Ana Lúcia Saad e do professor Dr. Adalberto Retto Junior.

Entre os dias 25 e 28 de agosto, a programação trará a 9ª edição do Simpósio sobre o Patrimônio Material e Imaterial, com o tema “Turismo, território e educação patrimonial: desafios no contexto da pandemia da Covid19”.

Confira a programação completa no hotsite do evento. Na plataforma também é possível acessar as gravações das atividades já realizadas.