
Com uma extensa programação proposta pelo Departamento de Patrimônio Histórico da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), o Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2021 em Jundiaí prossegue na próxima semana, e todas atividades serão transmitidas ao vivo pelos canais da UGC no Facebook e YouTube, com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Confira a programação:
Na segunda (16), às 9h30, é a vez da mesa-redonda “Desafios, Potencialidades e Fragilidades das Políticas de Patrimônio Cultural”, com mediação de Adriana Perroni Ballerini, especialista em gestão das áreas de sustentabilidade, responsabilidade social, corporativa e em marketing, comunicação e eventos. Os convidados serão Carlos Gustavo Nóbrega, superintendente da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, e Paulo Fernandes, secretário de Cultura de Amparo.
Já na terça (17), às 15h, será realizada a mesa-redonda “Outras Conversas de Patrimônio em Jundiaí”, tendo como convidados Sueli de Bem, arquiteta com vasta experiência em Patrimônio Cultural, e o engenheiro civil Jorge Luiz Vernaglia, especialista Patrimônio Arquitetônico – Preservação e Restauro.
[tdj-leia-tambem]
Na quarta (18), das 9h às 12h, a oficina “Reconhecendo e atribuindo valores culturais a lugares de memória” terá como convidada a professora drª. Melissa Ramos da Silva Oliveira, arquiteta, urbanista e pesquisadora, que é líder do grupo de pesquisas do CNPq – Arquitetura, Cidade e Patrimônio, com atuação na área de Educação Patrimonial.
Na quinta (19), às 9h, a historiadora, curadora e diretora cultural da Câmara de Comércio Árabe Brasileira Silvia Antibas e o fotógrafo carioca Bruno Bou Haya, que trata em sua obra de temas como a diáspora libanesa no Brasil, irão trazer a mesa-redonda “Influências das diferentes culturas do mundo árabe no Brasil”.
Já na sexta (20), às 15h, é a vez da mesa-redonda “Patrimônio Cultural Material – Conhecer para inventariar. Inventariar para proteger. Proteger para preservar. Preservar para quem?”, com os convidados: a engenheira civil e professora drª. Ana Lúcia Saad e o professor dr. Adalberto Retto Junior.
Na segunda (23), às 15h, a mesa-redonda temática será sobre o “Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI) em diálogos com as escolas: pontes que aproximam”, com a professora drª. Cleane Aparecida dos Santos, Edilezia Peres Quesada, Fabiane Luiz Pinto Bolsari e Miriam Stefanin Vieira, especialistase supervisoras da Unidade de Gestão de Educação (UGE).
E na terça-feira (24), 10h, a programação traz a mesa-redonda “As múltiplas linguagens na formação cultural – Perspectivas para Educação Patrimonial”, com a professora drª. Sueli Soares Batista, da Fatec Jundiaí e do Grupo de Fundamentos da Educação Profissional e Tecnológica do Centro Paula Souza, e a professora drª. Cleane Aparecida dos Santos, supervisora do CIEMPI.
Entre os dias 25 e 28 de agosto, a programação do Mês do Patrimônio irá trazer ainda a 9ª edição do Simpósio sobre o Patrimônio Material e Imaterial, com o tema “Turismo, território e educação patrimonial: desafios no contexto da pandemia da Covid-19″.