
Em evento de comemoração dos 71 anos da Guarda Municipal de Jundiaí, completados no último dia 24 de novembro, o ex-prefeito Miguel Haddad recebeu o diploma de mérito ‘Amigo da GM’ pelas ações que desenvolveu em favor da corporação enquanto prefeito e, posteriormente, como deputado federal.
Ao longo de sete décadas, o trabalho da Guarda evoluiu, passando de vigilâncias noturnas e fiscalizações de trânsito para atividades de uma corporação com subdivisões específicas.
Miguel Haddad destaca que o trabalho desenvolvido com a GM na sua gestão tinha dois objetivos: torná-la mais eficiente e ao mesmo tempo aproximar a corporação da população.
“No primeiro caso tivemos sucesso com investimento em novas viaturas, armamentos e implantando o sistema OCR, que reduziu o número de delitos em Jundiaí. Já no segundo objetivo, os Programas como o Anjos da Guarda, em contato permanente com as crianças e professores, e o patrulhamento florestal na Serra do Japi, cuidando do nosso maior patrimônio natural, trouxeram a sociedade para perto da GM”, destaca.
Algumas ações de destaque implantadas durante as gestões de Miguel Haddad como prefeito:
Ronda Escolar
Inicialmente com o nome “Anjos da Guarda”, o programa foi criado em novembro de 1997 e era responsável por realizar patrulhamento nas entradas e saídas das escolas municipais, garantindo assim a segurança de alunos, professores e servidores, além de promover palestras educacionais e combater a violência e criminalidade. Completou 23 anos recentemente e hoje o programa Anjos da Guarda faz parte do Grupamento Especializado de Ronda Escolar Municipal da GM.
Canil
Criado em 2003 com a finalidade de auxiliar os guardas municipais na proteção das instalações, bens e serviços do município, além de atividades preventivas e educacionais com os cães. Um dos cães mais premiados em competições policiais em âmbito nacional, Athon, um pastor belga que morreu em agosto de 2020, aos 13 anos, é recordista mundial na apreensão de drogas, estando atualmente no Guinness Book, o livro dos recordes.
Grupamento Florestal
Criado em 2004 por meio da lei 417, de autoria do então prefeito Miguel Haddad, é responsável pela vigilância 24 horas da Serra do Japi, que tem mais de 80% de sua área preservada no território de Jundiaí.
Sistema OCR de monitoramento
A “cerca virtual” que controla e identifica a entrada de veículos pelos principais acessos a Jundiaí caracteriza o sistema OCR (reconhecimento ótico dos caracteres de placas), instalado na GM desde 2012. Por sua abrangência e resultados alcançados durante o período, o setor recebe com frequência a visita de profissionais de todas as partes do país. Com o OCR é possível estruturar barreiras dentro de uma mancha urbana para identificar, com antecedência, pessoas que tenham a intenção de praticar algum tipo de delito. Além de manter toda a cidade monitorada 24 horas, o sistema disponibiliza as autoridades dados qualificados e com elevado grau de definição.
Investimentos
Durante o mandato de deputado federal (2015-2018), Miguel destinou mais de R$ 2 milhões em emendas para a GM. Os valores foram investidos na compra de novas viaturas, novos armamentos, troca dos uniformes e aquisição de novas câmeras de monitoramento.