Homem na neve congelando
Foto: Reprodução

Está gostando do friozinho de Jundiaí? Se prepare que vem mais por aí! Nesta semana, uma massa de ar frio atingirá parte do país, e Jundiaí deve enfrentar a mínima de 3ºC. As temperaturas máximas não devem ultrapassar os 22ºC.

O clima dos próximos dias deve ter geada, muitas nuvens no céu e até dias de sol. Ainda assim, no entanto, Jundiaí não deve ter chuva.

Neste período, regiões do país devem ter um deslocamento de uma massa de ar polar bem forte. Esse fenômeno pode coincidir com a passagem de um ciclone extratropical.

Assim, podemos enfrentar umidade e eventos como neve e precipitação da “chuva congelante”. De acordo com especialistas, a chuva congelante é uma chuva normal, mas a gotícula de água congela ao tocar alguma superfície.

Previsão do tempo para Jundiaí

Confira a previsão do tempo para os próximos dias em Jundiaí:

  • Terça-feira (17) – Sol com algumas nuvens, mas não chove. Mínima de 9ºC, máxima de 19ºC.
  • Quarta-feira (18) – Dia de Sol com geada ao amanhecer. No decorrer da tarde, aumento das nuvens. Mínima de 3ºC, máxima de 15ºC.
  • Quinta-feira (19) – Sol com algumas nuvens, mas não chove. Mínima de 5º, máxima de 16ºC.
  • Sexta-feira (20) – Dia de Sol com geada ao amanhecer. No decorrer da tarde, aumento das nuvens. Mínima de 3ºC, máxima de 17ºC
  • Sábado (21) – Sol com algumas nuvens, mas não chove. Mínima de 9ºC, máxima de 19ºC.
  • Domingo (22) – Sol com algumas nuvens, mas não chove. Mínima de 9ºC, máxima de 20ºC

Alerta da Defesa Civil

Nesta segunda-feira (16), a Defesa Civil de Jundiaí emitiu um alerta para a queda brusca de temperatura, de acordo com o alerta estadual. Além disso, no comunicado, o órgão informou que há previsão de rajadas de vento, na quarta-feira (18), de até 75 km/h.

A queda abrupta de temperatura intensifica a sensação de frio, aumentando o risco de incidentes e danos à saúde. No frio extremo, há riscos de hipotermia e, devido à diminuição das chuvas e redução da umidade, doenças respiratórias. Crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio. Portanto, deve-se atentar para bem agasalhá-los.

“Em virtude das doenças oportunistas que incidem mais no período do frio (gripe, resfriado, pneumonia e meningite), é essencial tomar medidas simples como evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além de higienizar frequentemente as mãos”, escreveu a Defesa Civil.

Em prol da preservação da vida da população em situação de rua, a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) continua com a Operação Noites Frias. Quem identificar pessoa em situação de rua pode acionar o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), que atende 24 horas por dia pelo telefone (11) 98531-0146.