Miss Pérola Negra 2023
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí recebe o formulário de inscrição do concurso Miss Pérola Negra 2023 até o dia 31 de agosto. A proposta do concurso é valorizar a diversidade étnica e sociocultural e divulgar a cultura e a estética afro-brasileira, valorizando a beleza das candidatas.

Além disso, o concurso quer fomentar a potencialidade e empoderamento da mulher negra e dar visibilidade à Candidata eleita Miss Pérola Negra, nas ações socioculturais, desenvolvidas no município. A candidata eleita ainda receberá o prêmio de R$ 6 mil.

Interessadas em participar do concurso poderão se inscrever gratuitamente de até 31 de agosto, por meio do Formulário Google Online, acessível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfmBSOJWlZttvc7Am9zkDtt6Yd3kSH_17hn0mtYhxvJ41Yy8g/closedform.

Para se inscrever, as candidatas devem obedecer as seguintes exigências:

  • Ter no mínimo, 18 (dezoito) e, no máximo, 35 (trinta e cinco) anos completos até o último dia da inscrição; 
  • Residir no Município de Jundiaí há, pelo menos, 02 (dois) anos;  
  • Possua, pelo menos, 03 (três) fenótipos negroides: tom de pele, lábios grandes e carnudos, cabelos cacheados, ondulados ou crespos, nariz com dorso largo.

Documentação

  1. Nome completo, nome social (se o caso) e nome artístico (se houver);
  2. CPF e RG ou CNH;
  3. Data de nascimento;
  4. Telefone e e-mail;
  5. Endereço completo e 02 (dois) comprovantes de residência em nome da candidata (ver item 3.1.1), sendo um referente ao ano de 2023 e outro anterior que comprove, no mínimo, 24 (vinte e quatro) meses de moradia no município de Jundiaí; 
  6. Altura e peso;
  7. Profissão (se houver);
  8. Local e telefone do trabalho (se houver);
  9. Escolaridade;
  10. Cursos complementares (se houver);
  11. Histórico de atuação em ações sociais e culturais (embora não obrigatório para a inscrição, o concurso considerará essa condição para pontuação final);
  12. Informar patrocinadores e se representa alguma instituição (quando o caso);
  13. 02 (duas) fotos, em alta resolução, sendo uma de rosto e outra de corpo inteiro;
  14. Preenchimento e envio assinado do Anexo I – Cessão de Imagem;
  15. Preenchimento e envio assinado do Anexo II – Autodeclaração. 

[tdj-leia-tambem]

Cronograma do concurso

A escolha da Miss eleita será no dia 25 de outubro, no Teatro Polytheama, mas ocorrerão ensaios preparatórios antes, e conforme a quantidade de inscritas, haverá seleção conforme cronograma abaixo:

ETAPA I

Realizada no Espaço Expressa – Sala Santos Jundiaí, Av dos Ferroviários, n. 1760 – Centro:

  • a) 1º Ensaio: Dia 09/10/2023, segunda-feira, das 18h30 – 21h00 (traje livre).
  • b) 2º Ensaio: Dia 10/10/2023, terça-feira, das 18h30 – 21h00 (traje livre)
  • c) Desfile Seletivo: Dia 11/10/2023, quarta-feira, a partir das 18h30 (traje camiseta branca e calça jeans).

Nesta etapa, o concurso selecionará, em ordem decrescente e conforme critérios de julgamento, as 40 candidatas com as melhores pontuações que participarão da ETAPA II.

ETAPA II

Realizada no Clube Beneficente Cultural Recreativo Jundiaiense 28 de Setembro, Rua Petronilha Antunes n. 363 – Centro:

  • a)    1º Ensaio: Dia 19/10/2023, quinta-feira – das 18h30 às 21h00 (traje livre);
  • b)    2º Ensaio: Dia 20/10/2023, sexta-feira – das 18h30 às 21h00 (traje livre);
  • c)     Desfile seletivo: Dia 21/10/2023, sábado – a partir das 18h30 (traje camiseta branca e calça jeans).

Nesta etapa, o concurso selecionará, em ordem decrescente e conforme critérios de julgamento, as 20 candidatas com as melhores pontuações que participarão da ETAPA III – Final do Concurso.

ETAPA III

Realizada no Teatro Polytheama – Rua Barão de Jundiaí, n. 176 – Centro:

  • a) Ensaio para a final: Dia 23/10/2023, terça-feira – das 18h30 – 21h00 (traje livre);
  • b) Desfile final: Dia 25/10/2023, quarta-feira, a partir das 19h30 (traje Moda Afro ou Moda Festa)

As etapas descritas acontecerão de acordo com a quantidade das inscrições habilitadas. Assim, a Cultura de Jundiaí considera que: 

  1. Caso o número de inscritas habilitadas seja até 20 candidata, realiza-se somente a ETAPA III;
  2. Caso o número de inscritas habilitadas seja até 40 candidatas realiza-se somente as ETAPAS II e III;
  3. Caso o número de inscritas habilitadas seja até 60 candidatas, realiza-se todas as ETAPAS;  
  4. Caso o número de inscritas habilitadas seja superior a 60 candidatas habilitadas, caberá a Unidade de Gestão de Cultura viabilizar mais etapas, se assim julgar necessário.