Av. Armando Giassetti
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) de Jundiaí concluiu uma importante intervenção na Avenida Armando Giassetti, que trouxe melhorias significativas para o trânsito e, principalmente, para o transporte coletivo.

A ação, executada pela equipe de Engenharia da Mobilidade, foi focada em otimizar a fluidez nos horários de pico, reduzindo o tempo de trajeto dos ônibus em até cinco minutos.

As melhorias incluíram:

  • Adequação da sinalização viária;
  • Retirada de uma restrição de circulação em uma das faixas;
  • Readequação geométrica de rotatórias estratégicas.

Com cerca de 600 metros de extensão, o trecho contemplado chegou a registrar, antes da intervenção, até sete minutos de travessia para os ônibus. Após as mudanças, esse tempo caiu para aproximadamente dois minutos, o que representa um avanço importante para a eficiência do sistema.

Resultados concretos: ganho de tempo e velocidade

Segundo levantamento da UGMT com base em dados do Waze for Cities, a diferença é expressiva:

Trecho 1 – Do posto até a rotatória da Ozanam (370 metros)

  • Antes (03/06, às 08h36)
    Velocidade média: 5,69 km/h
    Tempo: 3min54s
  • Depois (02/07, às 08h30)
    Velocidade média: 35,81 km/h
    Tempo: 37s

Trecho 2 – Da rotatória da Ozanam até a rotatória do túnel (210 metros)

  • Antes (03/06, às 08h36)
    Velocidade média: 9,19 km/h
    Tempo: 1min22s
  • Depois (02/07, às 08h30)
    Velocidade média: 33,18 km/h
    Tempo: 23s

Esses dois trechos fazem parte do itinerário de linhas importantes como a 570 (Distrito), 579 (Novo Horizonte), 947 e 974 (Terminal Eloy Chaves), que transportam centenas de passageiros diariamente.

Planejamento técnico e impacto direto no dia a dia

A diretora do Departamento de Engenharia de Mobilidade, Ana Paula Silva, destacou que a intervenção foi resultado de um estudo detalhado da região.

“Estudamos o comportamento do tráfego na região e identificamos que pequenas mudanças estruturais, como a readequação geométrica das rotatórias, poderiam ter grande impacto. A fluidez que conseguimos comprova a eficácia da intervenção”, afirmou.

Já o diretor do Departamento de Transporte Público, Bruno Palhari, ressaltou os benefícios imediatos para quem depende dos ônibus diariamente.

“Reduzir o tempo de trajeto em cinco minutos pode parecer pouco, mas para quem depende do ônibus todos os dias, isso significa menos espera, mais previsibilidade e mais qualidade de vida”, explicou.

O gestor da UGMT, José Carlos Sacramone, destacou a atuação conjunta das equipes da pasta: “Essa ação só foi possível graças à atuação integrada entre os departamentos da UGMT. A meta é entregar uma cidade com mobilidade mais eficiente, com foco na coletividade e no transporte público como prioridade”.

Próximos passos

A UGMT continuará monitorando o comportamento do tráfego na Av. Armando Giassetti para possíveis ajustes. A intenção é replicar o modelo de intervenção em outros pontos estratégicos da cidade, ampliando os benefícios para toda a população.

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