Donos dos terrenos com matrículas em mãos
Donos dos terrenos do loteamento foram recepcionados no Paço Municipal. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

Catorze terrenos do loteamento Parque dos Eucaliptos, no Mato Dentro, em Jundiaí, tiveram suas matrículas regularizadas na tarde da última quarta-feira (11) pela Prefeitura de Jundiaí. A espera de alguns moradores durou 36 anos.

Ana Maria Pereira dos Santos e seu marido, José Quirino, que não pode comparecer ao encontro para oficialização da entrega, comemoram a conquista. “Ter nosso lote regularizado foi uma vitória para mim e meu marido. A gente lutou 19 anos para que isso ocorresse. O loteamento, agora, é nosso. Temos a certeza disso”, disse. “Meu marido faz tratamento contra o câncer no Hospital São Vicente, por isso estou aqui. Obrigado pela entrega da matrícula do nosso lote”.

A gratidão de Ana Maria, para o prefeito Luiz Fernando Machado, reforça a ideia de que a garantia legal indicada pelo termo de regularização é a manifestação da cidadania por meio da oferta de um poderoso direito, a garantia da habitação.

Além do chefe do executivo, participaram do encontro o vereador Roberto Conde, o chefe do Procon Jundiaí, Adilton Garcia, e o diretor do Departamento de Assuntos Fundiários da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Clovis Pinhata Baptista.

O processo tramitava na Prefeitura desde 13 de março de 2002.

Regularizações

De 2017 até hoje, 1.354 lotes já foram regularizados pela Prefeitura de Jundiaí. Seguindo o modelo de cálculo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número, se multiplicado pela quantidade média de membros de uma família, indica que 5.416 moradores de Jundiaí passaram a viver em propriedades regularizadas.

[tdj-leia-tambem]