
A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí, confirmou o quinto caso de morcego positivo para a raiva no município em 2025. O animal, da espécie Artibeus lituratus, que se alimenta de frutas, foi localizado ainda vivo no quintal de uma residência no bairro Engordadouro.
Segundo a VISAM, não houve contato com pessoas ou animais domésticos, e a moradora seguiu corretamente os protocolos, cobrindo o morcego com uma caixa e acionando o serviço de atendimento pelo telefone 156.
Ações imediatas no bairro
Ao longo desta semana, a VISAM irá intensificar as ações do Programa Municipal de Vigilância da Raiva na região. As atividades incluem orientações porta a porta aos moradores, visitas a estabelecimentos veterinários e atuação conjunta com a Unidade de Saúde local.
O médico veterinário da VISAM, Felipe Vita Pedrosa, destaca a importância da participação da população na identificação de animais com comportamento atípico.
“Esse contato feito pela população, ao encontrar um morcego com comportamento atípico ou morto, é fundamental para podermos atuar, promovendo em tempo oportuno as ações de vigilância e prevenção da raiva para os humanos e, também, para a população animal. Se temos esse número de casos, é por causa dessa atitude proativa”, afirma.
Como agir ao encontrar um morcego
A VISAM orienta que, ao encontrar um morcego em situações incomuns — como voando durante o dia, caído no chão ou dentro de residências —, o munícipe deve entrar em contato imediatamente com o órgão pelos telefones:
- (11) 4589-6340
- (11) 4589-6350
Se possível, a área deve ser isolada e o animal, imobilizado com segurança usando objetos como baldes, caixas, potes ou panos, até a chegada da equipe especializada.
Vacinação é essencial
Outra recomendação fundamental da VISAM é que os tutores de cães e gatos mantenham a vacinação antirrábica em dia. A dose é gratuita e oferecida mediante agendamento na sede do órgão, localizada na Rua dos Bandeirantes, 375, na Vila Municipal.
A raiva é uma doença letal em quase 100% dos casos, tanto para animais quanto para seres humanos, e a imunização é a forma mais eficaz de proteção.
[tdj-leia-tambem]
Dados e preservação
Apesar do risco da raiva, a VISAM ressalta que morcegos são animais protegidos por lei, essenciais ao equilíbrio ambiental. Agredi-los ou matá-los é considerado crime ambiental.
Em 2024, dez morcegos testaram positivo para raiva em Jundiaí. No ano anterior, foram registrados 17 casos.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4