
Na manhã deste domingo (3), a filha de José Carlos Delbin comunicou o falecimento do comerciante de Jundiaí, inventor da Coxinha de Queijo na cidade.
José Delbin tinha 76 anos de idade, e por 40 dedicou-se à antiga Casa de Massas da Padroeira, onde nasceu a coxinha mais famosa de Jundiaí. Nas redes sociais, Juliana, sua filha, agradeceu as mensagens de condolências.
“É com imenso pesar que comunico o falecimento do meu pai José Carlos Delbin. Seu Zé. Zé da casa de massas Padroeira. Meu pai, meu amigo, foi embora sentar ao lado dos anjos, combateu o bom combate. Pai que Deus te receba de braços abertos e sorrindo como você tratava a todos a sua volta. Te amo pra sempre”, escreveu a filha. A causa da morte não foi publicada.
Coxinha de Queijo de Jundiaí

José Carlos Delbim, o proprietário da Casa de Massas, foi o responsável pela criação da tão amada coxinha de queijo. “Eu estava fazendo coxinha de frango, aí olhei para o queijo e pensei: ‘E se eu colocar de recheio?’, aí eu coloquei o queijo com o formato da coxinha e comecei a vender. O pessoal começou a pedir, gostar e espalhou nas outras lanchonetes da cidade”, contou ao Tribuna de Jundiaí, em 2019.
Logo, lanchonetes em toda a cidade reproduziram a ideia, e a coxinha de queijo se tornou um salgado 100% jundiaiense. Anos depois, a coxinha de queijo se tornou oficialmente patrimônio de Jundiaí.
Em novembro de 2022, a Casa de Massas da Padroeira encerrou suas atividades. De acordo com informações da família na época, os fundadores, José Carlos e Márcia, já estavam idosos e decidiram descansar após 40 anos de atividades. A filha do casal, Juliana, contou que a família decidiu encerrar o funcionamento da Casa de Massas para cuidar do casal que trabalhou tanto.