Ator vestido de morte, com capa preta e foice, exibe um cartaz na Av. 9 de Julho: “Dirige, fala e mexe no celular? Que ótimo!”
Personagens ficam pelas ruas de Jundiaí até o dia 20 de dezembro. (Foto: RS Notícias)

Em Jundiaí, até o dia 20 de dezembro, motoristas poderão cruzar com personagens vestidos de anjos e de morte nas avenidas e cruzamentos da cidade. A ação faz parte da nova campanha de educação no trânsito da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) da Prefeitura de Jundiaí que vai trabalhar de forma lúdica, a conscientização dos principais fatores de resultam em acidentes.

A campanha foi lançada na segunda-feira (11). Daywison Santos, motorista de aplicativos, já aprovou a iniciativa. “Dirijo bastante pela cidade e vejo que os motoristas quase não dão seta e frequentemente usam o celular enquanto dirigem. Tem que haver essa abordagem impactante para criar consciência nas pessoas”.

Os principais temas abordados são o excesso de velocidade, travessia fora da faixa de pedestres e uso de álcool antes de dirigir e de celular durante a condução de veículos.

Vestidos a caráter

Com o slogan “Não dê mole para a morte, faça sua parte”, quatro atores, dois vestidos de anjo e dois de “morte”, com capas e foice, estarão em espaços públicos até o final do ano. Bares, faculdades e cruzamentos de grandes vias de Jundiaí estão no roteiro da campanha.

Enquanto anjos exibem cartazes como “Celular na direção! Nem pensar! Respeite a vida!” e “Sempre respeite a velocidade! Respeite a vida!”, a morte comemora quando os motoristas cometem as infrações no trânsito: “Dirige, fala e mexe no celular? Que ótimo!” e “Não respeita a velocidade? Adorooo!”.

Silvestre Ribeiro, gestor da UGMT, diz que a campanha é uma forma de sensibilizar as pessoas e destaca: “Entre as principais infrações cometidas pelos motoristas estão o uso do celular, o excesso de velocidade, o desrespeito aos faróis e a não utilização do cinto de segurança”.

Duas atrizes vestidas de anjos estão à frente, enquanto dois membros do Unidade de Mobilidade e Transporte de Jundiaí estão atrás, exibindo um banner de conscientização.
Além dos atores, banners também serão expostos.

[tdj-leia-tambem]