Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O jundiaiense Dirceu Manzatto dos Santos, o Junão, idealizador do “ELA nas Ruas”, leva a luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) para todo o Brasil. Diagnosticado com a doença em 2017, Junão transformou seu sonho de um encontro de motociclistas em realidade, unindo paixão pelas duas rodas à causa da conscientização.

A segunda edição do evento acontece neste domingo (16), na Praça Charles Miller (Pacaembu), em São Paulo, com a participação de motociclistas de todo o país. O evento, organizado pela ABrELA e pela Associação Pró-Cura da ELA, oferece show de rock, sorteio de brindes, competição de motohabilidade e um passeio até a Ponte Estaiada. A entrada é gratuita.

Conscientização e apoio à causa

O principal objetivo do evento é conscientizar sobre a ELA, doença degenerativa e sem cura que afeta o sistema nervoso e causa paralisia motora irreversível. Além disso, o evento busca arrecadar fundos para auxiliar no tratamento e na qualidade de vida dos pacientes.

Junão já não pode mais pilotar sua Harley Davidson junto com o grupo Los Condes Kustom, que ajudou a fundar. Porém, desde que foi diagnosticado com a doença, ele se dedica à conscientização e a arrecadar fundos para auxiliar no tratamento de pacientes.

A irmã de Junão, Monaliza Manzatto, advogada e conselheira da ABrELA, reforça a importância da conscientização. “Quero que as pessoas saibam que essa doença existe e que, enquanto não há cura, que tenham acesso a um tratamento adequado. É fundamental transmitir essas informações sobre a doença, sobre os direitos desses pacientes e só com a divulgação vamos conseguir isso. O tratamento precoce é o que dá qualidade de vida a essas pessoas”.

Apoio essencial

Para que essas ações sejam possíveis, as empresas Softys Professional e 2W Motors Royal Enfield se ofereceram para patrocinar o evento. O apoio é da Motore, Xandão Motor Clean, Beto Motos, Los Condes Kustom, André Borges (Borjão), P. Talk Brasil, Prefeitura de São Paulo, Polícia Civil do Estado de São Paulo, Associação dos Investigadores de Polícia do Estado de São Paulo, Polícia Militar do Estado de São Paulo, Clube do Porsche, IPA (International Association Police), CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e ABIM (Associação Brasileira dos Instrutores de Motociclismo).

O 2º ELA nas Ruas busca mais apoiadores para ajudar nas atividades programadas para o dia 16 de junho. Empresas que tiverem interesse podem entrar em contato pelo telefone (11) 99619-8355.