
A Amajur (Associação de Motoristas por Aplicativo de Jundiaí e Região) emitiu um alerta em suas redes sociais, nesta quarta-feira (15), pedindo para que as pessoas evitem solicitar chamadas de Uber e 99 para terceiros.
O alerta se deu após número recorde de assaltos da última sexta-feira (10) até a madrugada de hoje, todos com táticas parecidas.
De acordo com o presidente da Amajur, Djan Schettino, assaltantes chegam em estabelecimentos e pedem para que as pessoas que estão no local solicitem Uber ou 99 para eles, alegando estarem sem bateria ou sem celular. Assim que embarcam, dão um tempo e anunciam o assalto.
LEIA MAIS
Projeto ‘Cuidar do que é nosso’ visa preservação dos terminais em Jundiaí
Uber define oferta de ações e avalia companhia em até US$ 91,5 bilhões
“A orientação que damos é que não chamem corridas para terceiros. E, para os motoristas, para que não aceitem que a pessoa embarque ao ver que não é a mesma do cadastro. Somente de janeiro a maio desse ano já foram 21 roubos de veículos por chamadas originadas de aplicativos”, diz.
Em publicação nas redes sociais, a associação alerta que, em casos de assalto com o cadastro de quem solicitou a corrida, a pessoa que fez a boa ação pode ser indiciada por cumplicidade. “Evite ter que pagar pelo ocorrido, onde a única culpa que você tem é de ser uma pessoa de bom coração”, diz trecho da publicação.
Para os motoristas, a orientação é de que também evitem realizar corridas nos chamados locais de risco. “É melhor que evitem essas áreas. Uma demanda nossa é os aplicativos também indiquem antes do motorista aceitar a solicitação que o passageiro está indo para alguns desses locais”, finaliza Djan.