
A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), divulgou que, até o momento, Jundiaí não registrou nenhum caso de mpox em 2024. Neste ano, apenas um caso suspeito foi investigado, mas foi descartado após análise laboratorial. Em 2022, no entanto, a cidade enfrentou um surto da doença, com 145 casos suspeitos, dos quais 34 foram confirmados.
Para evitar o contágio, é fundamental evitar o contato direto com pessoas que apresentem sintomas ou tenham sido diagnosticadas com a doença. Em situações onde o contato é necessário – como para cuidadores, profissionais de saúde, familiares próximos ou parceiros –, é recomendado o uso de luvas, máscaras, avental e óculos de proteção.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Maria do Carmo Possidente, em 2022, assim que noticiados os primeiros casos de mpox, Jundiaí definiu os protocolos e capacitou toda a equipe para a identificação e notificação dos casos.
“Constantemente, essas orientações são reforçadas junto aos profissionais. Seguimos atentos às informações compartilhadas pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde e monitorando o cenário para a adoção de outras medidas antecipadas. É importante lembrar que a principal proteção contra a mpox é, de fato, a prevenção.”
Além disso, práticas de higiene, como a lavagem frequente das mãos com água e sabão ou o uso de álcool em gel, são essenciais, especialmente se houver contato direto com uma pessoa infectada ou com objetos que possam ter sido contaminados, como roupas, lençóis, toalhas e utensílios.
Itens contaminados podem resultar em mpox
Outro ponto importante é a correta higienização de roupas de cama, toalhas, talheres e outros objetos pessoais. Esses itens devem ser lavados com água morna e detergente, enquanto as superfícies que possam ter sido contaminadas precisam ser limpas e desinfetadas regularmente. Resíduos contaminados, como curativos, devem ser descartados de forma adequada.
Pessoas com suspeita ou confirmação de mpox devem adotar medidas rigorosas de isolamento, evitando compartilhar objetos pessoais como toalhas, roupas, escovas de dente e talheres até o fim do período de transmissão.
[tdj-leia-tambem]