Avenida Jundiaí com carros
Os radares estão sendo instalados em 58 locais, monitorando um total de 121 faixas de tráfego (Foto: Reprodução/TV TEM)

No próximo dia 13 de janeiro, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), inicia a operação dos radares em caráter educacional na cidade.

A ação vai até o final de março e, neste período, os motoristas que desrespeitarem os limite de velocidade ou avançarem no semáforo vermelho receberão uma notificação educativa pelos Correios.

As multas começarão a ser aplicadas a partir de abril de 2020 quando as vias estarão devidamente sinalizadas com placas, informando o monitoramento existente, além de faixas orientativas nas vias.

Os radares estão sendo instalados em 58 locais, monitorando um total de 121 faixas de tráfego.

A instalação está ocorrendo em cinco etapas, com início em dezembro. O prazo final da instalação dos equipamentos é maio.

Os locais em que serão instados os equipamentos foram definidos observando a Resolução nº 396 de 2011 do CONTRAN, e estudos contratados entre 2018 e 2019, que consideraram, inclusive, o número de acidentes com vítimas registrados no biênio 2016/2017. Por exemplo, a Avenida Antonio Frederico Ozanan registrou 138 acidentes com vítimas; a Avenida União dos Ferroviários, 74.

Todos os pontos em que estarão os equipamentos podem ser verificados em mapa interativo disponibilizado no site da própria Prefeitura de Jundiaí. Ainda de acordo com a UGMT, município não terá radares móveis.

[tdj-leia-tambem]