
A Prefeitura de Jundiaí agora integra o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), iniciativa que permite 40% de desconto em multas de trânsito aos motoristas autuados por infrações em vias municipais. A adesão foi viabilizada por uma parceria entre a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte (SMMT) e a Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun).
Desconto nas multas de trânsito e acesso digital
Dessa forma, os motoristas receberão as notificações de multas de trânsito de forma 100% digital, pelo portal Gov.br ou app Carteira Digital de Trânsito. A medida traz mais praticidade e agilidade ao processo, beneficiando os condutores com maior eficiência e segurança.
Podem aderir ao desconto infrações registradas a partir de 1º de julho de 2025, desde que realizado o pagamento no prazo e sem apresentação de recurso. De acordo com Renato Abatti, chefe da Seção de Processamento de Infrações de Trânsito da SMMT, “o motorista passa a resolver tudo diretamente pelo celular ou computador, com mais agilidade e segurança”.

[tdj-leia-tambem]
Prazos e condições para solicitar o benefício
Para garantir o abatimento de 40% nas multas de trânsito, o motorista precisa realizar a solicitação até a data limite para apresentação da defesa prévia, conforme indicado na notificação. Esse mesmo prazo se aplica à apresentação de recursos e à indicação do condutor responsável.
Após esse período, não será possível exercer o direito ao desconto. A orientação é que o condutor fique atento aos prazos para não perder o benefício.
Aderência ao SNE e impacto positivo
Desde a formalização do contrato com o Serpro, em 22 de setembro de 2025, mais de mil motoristas da cidade já aderiram ao SNE.
Segundo o secretário de Mobilidade e Transporte, José Carlos Sacramone, a iniciativa está alinhada às ações para melhoria da mobilidade urbana.
“Com o uso da tecnologia, a Prefeitura de Jundiaí amplia a eficiência dos serviços e facilita a vida do cidadão”, destacou Michel Domingues, diretor-presidente da Cijun. A empresa desenvolveu o processo de integração do sistema internamente e homologado pela SMMT, garantindo uma transição segura e digital.
A digitalização também representa uma economia significativa com a redução de impressões e postagens pelos Correios. A iniciativa alia modernização administrativa e benefícios concretos à população, que ganha em praticidade e economia.