
Promovida pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) da Prefeitura de Jundiaí, quinze crianças e adolescentes acolhidos em abrigos institucionais e pelo serviço de Família Acolhedora fizeram uma visita animada ao Mundo das Crianças na tarde desta quinta-feira (12). A visita faz parte de uma programação de visitas dos usuários dos serviços da rede socioassistencial a equipamentos públicos municipais.
O acolhimento de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por conta de violação de direitos é feito a partir de decisão judicial e pode ser feito em duas modalidades. Pode ser em abrigos institucionais, no caso de Jundiaí, na Casa Transitória e na Casa de Nazaré, organizações com as quais a UGADS celebra termo de colaboração. Ou por meio do serviço de Família Acolhedora, também vinculado à UGADS. Durante o acolhimento, é realizado um trabalho junto à rede socioassistencial até o retorno à família de origem, à família extensa (parentes próximos) ou, esgotadas as possibilitadas, a adoção.
[tdj-leia-tambem]
Renata participa do Família Acolhedora e acompanhou a visita com a filha Beatriz, de seis anos, e com garotinho de dois anos que está acolhendo pelo serviço no momento. “Esta tem sido uma experiência incrível. As crianças estão aproveitando demais e só não entraram nos chafarizes porque está ventando”, explica a analista de Recursos Humanos, que soube do Família Acolhedora por meio de uma amiga. “Quisemos contribuir para o crescimento de alguém”.
“Esta é mais uma visita que a UGADS realiza para os usuários da rede socioassistencial a equipamentos públicos, como forma de experiência, geração de oportunidades e criação de repertório”, explicou a gestora da UGADS, Maria Brant.