
O Programa de Enfrentamento à Obesidade Infantil da Prefeitura de Jundiaí realizou neste sábado (22), o “III Mexam-se”. O evento aconteceu no Mundo das Crianças, e tem como objetivo conscientizar para uma vida mais saudável.
A ação contou com várias propostas de esportes para as cerca de 400 crianças das EMEBs participantes do projeto, e suas famílias. São essas: Professor Antonio Adelino Marques da Silva Brandão, Aparecido Garcia e Professora Janet Ferreira Prado, e seus familiares.
“Precisamos sempre estar atentos à alimentação dos filhos, evitar frituras e refrigerantes, além de incentivar a atividade física sempre”, comenta Gevásio Rodrigues, pai de Victor Hugo (5) e Luiza Helena (9). Ambas as crianças estudam na EMEB Aparecido Garcia, na Vila Maringá. “O Mundo das Crianças é um ótimo local para promover tanto a diversão como práticas saudáveis de atividade física”, afirma.

De acordo com a coordenadora pedagógica da área de Educação Física da UGE, Luciana Nagashima, a atividade reflete na qualidade de vida de todos. “A obesidade é uma doença grave, uma pandemia contemporânea e silenciosa, considerada um problema de saúde pública. Essa é mais uma atividade da Unidade de Gestão de Educação, por meio da área de Educação Física, para incentivar a prática de atividades físicas, especialmente em espaços públicos, lembrando também a importância da alimentação saudável e da mudança de hábitos comportamentais”, ressalta.
Durante a programação foram realizadas diversas atividades como aquecimento, caminhada, futebol e brincadeiras nas quadras de areia.
O Programa
Lançado em 2017 pelo prefeito Luiz Fernando Machado, o Programa de Enfrentamento à Obesidade Infantil reúne profissionais especializados:
- das Unidades de Gestão de Educação;
- de Esporte e Lazer (UGEL);
- de Promoção da Saúde (UGPS);
- da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ);
- e da Escola Superior de Educação Física (ESEF).
Neste ano, o projeto realizou a avaliação antropométrica em cerca de 660 alunos dos 4ºs e 5ºs anos. Além disso, o projeto apresentou os dados gerais para a comunidade escolar. Os idealizadores também encaminharam as crianças consideradas sobrepeso e obesas para acompanhamento médico e pediátrico e atividades físicas. De acordo com os registros, cerca de 27% do total das crianças avaliadas estavam neste grupo que necessitou de encaminhamento.
As famílias também se envolvem em ações de conscientização ao longo do ano. Assim, participam de ações com foco na alimentação saudável, na importância da prática de exercícios e nas complicações da obesidade.
“Diante da importância do tema e a urgência de iniciativas em prol da melhor qualidade de vida dos nossos alunos, o Programa Escola Inovadora, dentro do eixo qualidade de ensino, trouxe problemática para dentro da rede municipal de ensino, discutindo com os educadores e os familiares conceitos sobre a obesidade e suas causas, diagnosticando e encaminhando crianças com sobrepeso e incentivando à prática de atividades físicas nos espaços públicos em que as comunidades estão inseridas. É um projeto que contempla três escolas e gradativamente será ampliado para toda a nossa rede”, salienta a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.