
O município de Jundiaí realizará neste sábado (13) mais um mutirão de avaliação para pacientes que aguardam pelo tratamento odontológico de endodontia (tratamento de canal).
A iniciativa é conduzida pelos Departamentos de Regulação em Saúde (DRS), Atenção Primária e Atenção Ambulatorial e Hospitalar, da Secretaria de Promoção da Saúde, que já realizaram ações nos dias 29 de novembro e 6 de dezembro.
Os atendimentos ocorrerão no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Anhangabaú, na Rua Barão de Teffé, 404, das 8h às 17h. Apenas pacientes previamente convocados, seguindo a ordem da fila de espera, serão atendidos.
Fila reduzida e atendimentos acelerados
De acordo com a gerente dos CEOs de Jundiaí, a odontóloga sanitarista Alessandra Bezerra de Brito, os mutirões têm gerado impacto significativo na redução da demanda reprimida. A fila, que era de 1.800 pacientes, caiu para 1.342 após as ações já realizadas.
“Muitos deles aguardavam há um tempo pelo atendimento. Com a parceria entre DRS, Atenção Primária e Atenção Ambulatorial e Hospitalar, conseguimos agendar 168 pacientes em cada mutirão, sendo 504 até agora”, afirma.
Durante cada ação, os pacientes passam por avaliação das condições do dente que necessita do tratamento de canal. Quando o caso se enquadra no protocolo da especialidade, o atendimento inicial já é feito, com troca de curativo (quando necessária) e realização de raio-x.
Ações complementares e avanços em cirurgia oral
Além da endodontia, a Prefeitura também mantém desde setembro um mutirão noturno de Cirurgia Oral, voltado à extração de dentes inclusos, como o siso, nos dois CEOs da cidade. Assim como na endodontia, os atendimentos seguem a ordem da fila de espera. A ação reduziu a demanda de 1.022 para 552 pacientes até o momento.
Rede de cuidado odontológico
Os tratamentos de endodontia, cirurgia oral e outras especialidades, como estomatologia, periodontia e atendimento a pessoas com necessidades especiais (PNE), são oferecidos durante todo o ano nos Centros de Especialidades Odontológicas do Anhangabaú e da Vila Aparecida, conforme os protocolos específicos.
O acesso é feito por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são a principal porta de entrada para o atendimento odontológico gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS).