
A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde, está realizando um mutirão de saúde bucal que já beneficiou mais de 300 crianças. A iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido em 138 escolas municipais, estaduais e conveniadas.
O atendimento é oferecido também aos sábados, ampliando a possibilidade de participação das famílias que têm dificuldade de comparecer durante a semana.
Mapeamento e tratamento odontológico infantil
Todos os anos, a equipe de saúde bucal do município avalia as condições odontológicas de 36.145 alunos de 0 a 15 anos. Nos casos em que há necessidade, é oferecido o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) — técnica que dispensa equipamentos tradicionais — diretamente nas escolas. Quando necessário, os estudantes são encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Clínicas da Família.
“Dos examinados em 2024 e neste ano, 19% apresentaram cárie ativa e a necessidade de procedimentos no consultório. Embora essas crianças tenham prioridade na agenda dos dentistas, muitas famílias têm dificuldade de levá-las e outras, por alguma razão, abandonaram o tratamento. Por isso, desenvolvemos esse mutirão, abrindo os equipamentos aos sábados e convocando esses pacientes. O resultado tem sido muito bom”, explicou a odontóloga Alessandra Brito, apoiadora técnica de Saúde Bucal.
Conforto e acesso ampliado para as famílias
A secretária de Saúde, Dra. Márcia Facci, destacou a importância da ação: “Com esse mutirão, conseguiremos beneficiar um grande número de crianças em curto espaço de tempo, aumentando a resolução dos problemas bucais e, ao mesmo tempo, trazendo conforto para as famílias”.
O impacto positivo já é sentido por pais e responsáveis. Gislaine Maria da Silva, mãe de uma das crianças atendidas na Clínica da Família Ponte São João, aprovou a iniciativa: “Beneficia toda a população e, como todos precisam, eu achei muito importante.”
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
[tdj-leia-tambem]