
A ação “Saúde em Dia”, promovida pela Prefeitura de Jundiaí, movimentou o Núcleo Integrado de Saúde (NIS) no último sábado (22) e registrou um total de 1.600 atendimentos em um único dia.
Foram realizadas consultas especializadas, acompanhamentos de enfermagem e exames diagnósticos, reforçando o compromisso da rede municipal em ampliar o acesso e acelerar a redução das filas.
O mutirão ofertou atendimentos em ortopedia, angiologia, gastroenterologia, cardiologia e endocrinologia, somando 629 consultas especializadas. Outras 629 consultas de enfermagem foram realizadas ao longo do dia. A ação também garantiu a execução de 342 exames, entre eles 171 ultrassons de próstata, alinhados à campanha Novembro Azul, além de 150 eletrocardiogramas e 21 testes ergométricos, solicitados conforme indicação cardiológica.
Impacto imediato e meta de redução de filas
De acordo com a secretária de Promoção da Saúde, Márcia Facci, o volume de atendimentos superou a expectativa inicial da pasta, que prevê cerca de mil procedimentos mensais dentro da estratégia.
“O objetivo, além de proporcionar acolhimento e respeito ao paciente, é diminuir as filas de espera na rede municipal. A ação realizada no último sábado já representa uma redução direta equivalente ao volume de atendimentos realizados e, com a continuidade do ‘Saúde em Dia’, a meta é diminuir em pelo menos 20% a fila a cada trimestre”, salientou.
Parceria amplia capacidade da rede
A iniciativa também conta com o apoio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas (Cismetro), que oferece suporte complementar para atender demandas represadas. A parceria permite acelerar o acesso do paciente a consultas e exames, de forma mais ágil e humanizada.
“Por meio do Cismetro, vamos seguir com as ações do ‘Saúde em Dia’, oferecendo mais atendimentos nas especialidades com maior demanda, sempre com foco na vida do paciente”, complementa a secretária.