Oftalmologista
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde, em parceria com o Instituto Jundiaiense Luiz Braille, realiza amanhã, sábado (20), um mutirão especial de triagem de doenças oculares infantis. A iniciativa inclui o rastreamento do retinoblastoma, um tipo de câncer ocular que afeta majoritariamente crianças de 0 a 5 anos.

Atendimento especializado no Instituto Braille

O atendimento será realizado na sede do Instituto Braille, no bairro Anhangabaú, com a participação de uma equipe composta por cinco oftalmologistas e cinco residentes da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). A coordenação ficará sob responsabilidade da oftalmologista pediátrica e médica responsável pela Reabilitação da instituição, dra. Milena Villalva.

Sessenta crianças, previamente encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família, serão atendidas. Para a médica, “o diagnóstico precoce é fundamental para prevenir o avanço das doenças oculares e até mesmo gerar a cura”.

Prevenção e políticas públicas de saúde

A secretária de Promoção da Saúde, dra. Márcia Facci, destacou a relevância da ação. “Esse mutirão, com um importante parceiro como o Braille, vem ao encontro das ações voltadas para a prevenção de doenças e para a educação em saúde. Juntamente com o atendimento, será um momento de conscientização para os cuidados necessários com a visão”, afirmou.

Ações de conscientização já em andamento

No último sábado (13), o Instituto Braille já havia realizado a campanha “De olho nos olhinhos”, voltada à orientação sobre saúde ocular infantil, no Maxi Shopping Jundiaí. A ação reforçou a importância da prevenção e do acompanhamento médico para garantir a saúde da visão desde a infância.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

[tdj-leia-tambem]