
Em Jundiaí, interior de São Paulo, um grupo de apoio gratuito tem ajudado familiares e amigos de dependentes químicos a lidar com os desafios emocionais que surgem dessa convivência. Trata-se do Nar-Anon, uma irmandade mundial baseada no programa de Doze Passos, que promove o compartilhamento de experiências, força e esperança entre seus membros.
As reuniões acontecem todas as quintas-feiras, das 18h30 às 20h30, na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, localizada na Avenida Itatiba, 273, na Vila Liberdade. O grupo, que atualmente conta com a participação de 12 pessoas, é coordenado por Edna Mari, que destaca o impacto positivo do projeto.
“É gratificante você ver as pessoas melhorando, as pessoas tomando atitude com os entes queridos. A pessoa ficando em paz é muito gratificante. Nossa, é uma paz tão grande”, afirma.
[tdj-leia-tambem]
O Nar-Anon tem como objetivo oferecer suporte emocional e prático para aqueles que são afetados pelo uso de substâncias de um familiar ou amigo. O grupo não possui fins lucrativos e não cobra taxas para participação. “Nosso programa não é religioso, mas um modo espiritual de viver”, explica Edna.
A organização das reuniões conta com a colaboração dos próprios participantes. “Todos prestamos serviço voluntário lá. A cada quatro meses, colocamos todos os serviços em aberto para quem quiser contribuir. Tem a parte de organizar a mesa do café, por exemplo, porque a gente pausa uns 10 minutos para um lanchinho, um cafezinho”, explica a coordenadora.
Para participar do grupo, basta ser familiar ou amigo de um dependente químico, seja de drogas ou álcool. “Para ser uma pessoa Nar-Anon, basta ter um familiar adicto, um usuário de drogas ou álcool, ou um amigo, e participar do grupo”, conclui Edna Mari.
O Nar-Anon reforça que a dependência química é uma doença reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e que, além do dependente, sua família também é afetada emocionalmente e, em alguns casos, até fisicamente. A proposta do grupo é justamente oferecer acolhimento e suporte para que essas pessoas possam encontrar forças para enfrentar essa realidade.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-3