
A família de Nathalino Ruy, o Nathalino do Toldo, como era conhecido em Jundiaí, realizou um desejo do idoso – que morreu aos 83 anos, devido à complicações de Covid19 em março deste ano. Em entrevista à TV Tem, os familiares contaram que o pedido era para que eles usassem as moedas que ele juntou ao longo de 30 anos.
A coleção conta com moedas de países como Japão, Turquia, União Soviética, Grécia e Emirados Árabes. E o desejo de Nathalino era simples: que os herdeiros usassem o valor das moedas para fazer o bem. Com isso em mente, a família resolveu fazer uma doação de panetones e vales para entidades assistenciais da cidade.
“Nós contamos todas as moedas e chegamos a um valor de mais de R$ 20 mil. Decidimos ir até um supermercado que fazia a troca por panetones. O que não foi possível trocar nós transformamos em dois vales, que foram doados para famílias necessitadas. Esse era o desejo dele”, contou o filho, Leandro Ruy, na entrevista.

Os conhecimentos de Nathalino foram passados para outras gerações. “Ele sabia tudo sobre moedas e conseguiu passar grande parte desse conhecimento para uma das netas que se interessava pelo assunto. Ela está ajudando com as pesquisas sobre os valores das moedas colecionáveis”, explicou Leandro.
A paixão pelas moedas começou quando Nathalino tinha 14 anos. Todo o trocos que recebia ia direto para o pote e, com o tempo, a coleção só cresceu.