Leitos no Hospital São Vicente
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Governo de São Paulo determinou que, a partir deste sábado (6), todos os municípios do estado regrediriam para a fase vermelha do Plano SP, a mais restritiva da flexibilização. Jundiaí, incluída na determinação, se preparou para a fase e ampliou 30% mais leitos específicos para Covid19 no Hospital São Vicente de Paulo.

Em uma semana, foram ampliados 27 leitos no hospital. De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, a cidade vivencia nos últimos dias uma maior demanda por internações em leitos públicos para tratamento específico da Covid19. Referência na região por sua alta complexidade na Saúde, a cidade atende cerca de 900 mil pessoas que vivem em toda Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ).

Na quinta-feira (4), a enfermaria do Hospital São Vicente registrou 16 novas internações decorrentes da doença, para casos confirmados e suspeitos. A previsão é que, até este domingo (7), o número total chegue a 89 internações. O maior número da pandemia registrado na cidade, até o momento, foi entre as semanas de 8 de junho e 12 de julho. Na ocasião, a Saúde registrou 99 internações em sete dias.

Parcerias e mais leitos

Assim, na sexta-feira (5), o HSV foi de 98 para 109 leitos exclusivos para tratamento de Covid19. Além disso, a Prefeitura de Jundiaí, através do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), registrou a mobilização de mais leitos para o restante dos atendimentos em que o HSV também é referência na região. Dessa forma, foram ampliados mais 10 leitos de UTI no hospital. Mais 29 leitos de enfermaria e três leitos de UTI foram adquiridos a partir de uma parceria com hospital particular.

Também há 40 leitos de enfermaria e 12 de UTI para pacientes de demanda clínica ou cirúrgica, da parceria com o Hospital Regional (HR).

“Em Jundiaí a preservação da vida sempre foi a nossa prioridade. Buscamos agir com responsabilidade e equilíbrio, tomando medidas efetivas nesse um ano de pandemia. Fizemos mapeamento das zonas de transmissão na cidade através da realização de inquérito epidemiológico. Realizamos ampla testagem no município (24% da população), para identificação e isolamento rápido dos casos confirmados. Ampliamos leitos. Mas só vamos vencer a pandemia, se conseguirmos impedir a circulação do vírus”, salienta o prefeito Luiz Fernando Machado.

O gestor de Saúde da cidade, Tiago Texera, reforça a importância das medidas sanitárias pela população, enquanto a vacina não chega para todos. “Usar a máscara, lavar as mãos frequentemente, evitar e não promover aglomerações bem como manter o distanciamento recomendado e evitar a circulação desnecessária são medidas essenciais para o combate à pandemia. Aonde não há contato entre as pessoas, não há transmissão”, explica o gestor.

Nesta sexta-feira (5), a ocupação de leitos em Jundiaí quase atingiu 90%.

[tdj-leia-tambem]