
Através da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos, a Prefeitura de Jundiaí fez a aplicação de 1,6 milhão de metros quadrados de asfalto em diversos bairros da cidade, a partir do programa Mais Asfalto Jundiaí. Além desses investimentos, muitas ruas e avenidas receberam, junto com a pavimentação, guias, sarjetas, galerias de águas pluviais e sinalização necessária. E, por meio do programa Caminhos Sustentáveis, o asfalto ecológico foi levado às estradas e vias rurais do município.
“A chegada do asfalto significa melhoria na qualidade de vida, valorização do espaço urbano e o fim de problemas com pó em dias de sol e lama em dias de chuva”, diz o prefeito Luiz Fernando Machado. “Desde que assumi a gestão municipal trabalhamos para levar o asfalto para todas as regiões, inclusive as rurais, por meio do asfalto ecológico, que é mais barato e é produzido a partir da reciclagem do material descartado da construção civil. Ou seja, estamos falando também de um trabalho que envolve a sustentabilidade ambiental.”
Muitas dessas vias eram de terra, como a rua Nicola Lourençon, no bairro Bom Jardim. Após obras de galeria e infraestrutura, a via recebeu, no último sábado (22), a primeira camada de capa asfáltica. “Temos plena consciência de que ainda existem ruas que precisam do asfalto e de outras melhorias, e avançaremos com esse trabalho de forma permanente”, explica o gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adilson Rosa.
[tdj-leia-tambem]
Outro local beneficiado recentemente com obras de drenagem e pavimentação é a rua Anna Ienne Faccioni, no bairro Alto da Malota, com acesso à marginal da rodovia Anhanguera e investimento de R$ 407 mil. Obras de pavimentação também foram levadas, no ano passado, à avenida Engenheiro João Fernandes Gimenez Molina, no Distrito Industrial, aporte de R$ 1,8 milhão.
Já nas áreas rurais, nos últimos anos foram pavimentados mais de 40 quilômetros de extensão de vias antes de terra. Essa infraestrutura teve impactos na economia local, uma vez que contribuiu para melhorar o transporte dos produtos comercializados pelos agricultores, além de melhorar a mobilidade do transporte público.