Novembro Azul. (Foto: Divulgação)
Novembro Azul. (Foto: Divulgação)

Neste mês de novembro Jundiaí terá diversas ações de prevenção ao câncer de próstata nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), como palestras nas salas de espera, incentivo à realização de exames de PSA (antígeno prostático específico), distribuição de material impresso, teleatendimento e atividades de orientação. 

No próximo dia 18 (quarta-feira) a USF Vila Ana irá realizar uma Caminhada Azul, às 7h30, em comemoração ao Novembro Azul. As ações são organizadas pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).

O município oferta uma rede de atenção integral – com tratamentos de quimioterapia, radioterapia, hormonoterapia e cirurgia – caso o câncer de próstata seja diagnosticado. Entre os meses de janeiro a outubro deste ano foram agendados 11,6 mil exames.

Como fazer o exame

Conforme informações da UGPS, os exames são realizados após encaminhamento feito por um profissional da Saúde. Portanto, primeiramente o paciente deve passar por atendimento nas unidades de saúde. 

É importante ressaltar que os exames são feitos em homens sintomáticos, para diagnóstico precoce, e o rastreio só indicado para homens acima de 50 anos com caso de câncer de próstata na família. 

Em todas as UBSs é colhido o exame PSA, após avaliação por profissional de saúde. Em geral, é solicitado para pacientes que apresentam os seguintes sintomas: dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina. Sendo identificada alguma alteração, o paciente é encaminhado para o médico urologista, o qual atende no NIS, no AME e na Faculdade de Medicina de Jundiaí. 

É importante salientar que no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.