Homem com copo de cerveja
Foto: Arquivo Pessoal/Guilherme Rossi

Guilherme Rossi tem formação em Direito e Bacharel em Letras, mas sua vida mudou depois que conheceu o mundo da cerveja. Há 12 anos, o jundiaiense “abandonou” a carreira na advocacia para se dedicar integralmente à carreira de Sommelier.

Esse ano, depois de muito estudo e dedicação, mais uma conquista para checar na lista: Guilherme venceu o 6º Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja. Nos últimos 6 anos, Guilherme têm participado do campeonato e, em todas as edições, sempre esteve entre os 15 melhores colocados nacionalmente.

“Em 2015 fiquei em segundo lugar e agora em 2022 fui o campeão!” comemora.

De acordo com o jundiaiense, os 10 melhores colocados nacionalmente se classificam para disputar o Campeonato Mundial. Esse ano, o evento acontece em Munique, na Alemanha. “Na expectativa de colocar um brasileiro no pódio”, destaca Guilherme.

O Melhor Sommelier de Cerveja do Brasil

Segundo Guilherme, para participar do Campeonato, os concorrentes precisam ter formação de sommelier de cervejas em instituição reconhecida. O campeonato tem 3 fases:

A primeira é uma prova de múltipla escolha com conhecimentos gerais sobre cerveja. Esta fase acontece em diversas cidades do Brasil e é eliminatória, classificando os 45 melhores.

Na segunda etapa, acontece a prova de identificação de estilos e off flavours (defeitos). Assim, o candidato recebe 6 amostras de cerveja, sem saber quais são. Em seguida, deve cravar o estilo a qual cada uma pertence, de acordo com o guia de estilos da Brewers Association.

Depois, os concorrentes recebem 6 amostras de uma cerveja comercial, dopadas com cápsulas que simulam defeitos comumente encontrados em cervejas. Dessa forma, devem acertar quais são. Essa fase classifica apenas os 5 melhores para a final.

Na final, há a análise e descrição de uma cerveja, com perguntas de uma banca técnica sobre o universo da bebida. “Temos a simulação de um serviço de mesa, com clientes, cardápio de comida e carta de cervejas. Os clientes fazem pedidos, pedem sugestões de harmonização, e o candidato tem que enfrentar as condições conforme elas aparecem”, explica Guilherme. De acordo com ele, há muitos detalhes para se atentar nesta etapa, como validade dos produtos, copos corretos pra serviço, copos sujos, etc.

Curriculum Vitae

Desde que decidiu dedicar a vida ao mundo cervejeiro, Guilherme têm se especializado há anos. Dessa forma, seu “currículo” de sommelier só cresce, e impressiona. Dá uma olhada:

  • Sommelier de Cervejas formado pelo ICB e pelo SENAC em parceria com a Doemens Akademie da Alemanha;
  • Mestre em Estilos de Cerveja e Especialista em Off Flavours pelo ICB;
  • Sommelier de vinhos pelo Ciclo das Vinhas;
  • Sommelier Nível 2 em destilados pela WSET;
  • Cicerone Beer Server e juiz BJCP;
  • Sommelier de cervejas vice campeão brasileiro em 2015 e atual campeão brasileiro 2022.

Além disso, o cervejeiro disputou os campeonatos mundiais WCBS integrando a delegação brasileira em 2015, 2017 e 2022.

“Comecei fazendo cerveja em casa e fui atrás de um curso pra aperfeiçoar minha produção. Encontrei o curso de sommelier e descobri uma vocação para isso”, conta.

Inédito em Jundiaí

Em 2013, Guilherme deu mais um passo e inaugurou a The Beer Market, bar com um conceito de especializado em cervejas que ainda não existia na cidade. O bar, que fica na Av. Dr. Pedro Soares de Camargo, 35 – Anhangabaú, conta com um empório com 23 chopes e mais de 150 cervejas no cardápio.

“Pra mim esse título e a validação de um trabalho. Meu bar está fazendo 9 anos esse ano e eu larguei a advocacia e comecei a trabalhar com isso exclusivamente há 12 anos. Então é a conclusão de um longo caminho de muita dedicação, estudo e trabalho”, explicou Guilherme.