
O dia e a noite com o mesmo tempo de duração é uma das principais características do equinócio de primavera. Esse fenômeno astronômico marca a mudança das estações: da mais gelada para a mais florida do ano.
A primavera no Hemisfério Sul (outono, no Hemisfério Norte) começa no dia 22 de setembro, e segue até o dia 21 ou 22 de dezembro, abrindo espaço para o verão.
De acordo com especialistas, o sol estará na Linha do Equador exatamente às 16h21min da quarta-feira, horário que inicia, oficialmente, a primavera. Ou seja, iluminando igualmente os dois hemisférios: Este é o momento onde tanto hemisfério Norte quanto Sul recebem a mesma quantidade de energia do sol.
Equinócio
A palavra equinócio tem origem no latim e significa “noites iguais”. O fenômeno astronômico ocorre duas vezes por ano, quando o movimento da terra faz com que o sol se alinhe com o Equador.
Entre os dias 20 e 21 de março, marca a chegada do outono no hemisfério Sul. Entre os dias 22 e 23 de setembro, a chegada da primavera. A data não muda porque tem a posição do Sol como referência.
A primavera acontece em um dos momentos de transição de distância entre o hemisfério e o Sol, assim como o outono. A diferença é que, na primavera, a transição é de um período mais frio para um mais quente, e no outono é o contrário.
Clima
Engana-se quem pensa na tranquilidade da primavera. No Brasil, a princípio a estação é caracterizada por uma mudança crescente nas chuvas e nas temperaturas em grande parte do país.
Enquanto a região Nordeste passa por um período mais seco, o Centro Oeste tem temperaturas mais altas e o Sul e o Sudeste é comum enfrentar pancadas de chuvas e trovoadas.
De acordo com o meteorologista, Leandro Puchalski, na medida em que os dias passam, após o equinócio de primavera, o hemisfério Sul passa a receber mais energia do sol, o que muda as condições meteorológicas, como maior amplitude térmica – frio pela manhã e calor pela tarde -, maior ressaca do mar, devido à passagem de ciclones, e aumento de chuvas, especialmente aos fins de tarde
Na astrologia
Para a astrologia, é considerado um período sagrado em termos espirituais, porque ele representa o equilíbrio e a singularidade, o que faz lembrar sobre a importância de equilíbrio na vida, da luz e da sombra.
Além disso, a chegada da primavera, também na astrologia, simboliza uma mudança de energia: o despertar da vida.
[tdj-leia-tambem]
Definições
Esfera Celeste: quando observamos o céu, temos a impressão de que acima das nossas cabeças existe uma enorme esfera. Essa esfera é chamada de esfera celeste.
Eclíptica: aparentemente o Sol caminha de leste para oeste. Essa trajetória aparente que a nossa estrela realiza está presa numa linha imaginária chamada de eclíptica. Sendo um pouco mais técnico, a eclíptica é uma linha projetada na esfera celeste que representa a trajetória aparente do Sol observada a partir da Terra.
Equador Celeste: imagine a linha do equador terrestre, que divide o planeta Terra em duas metades, o Hemisfério Sul e o Hemisfério Norte.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		