
Está buscando arte em Jundiaí? A gente tem uma ótimo sugestão. Nesta quinta-feira (9), o escritor premiado, André Kondo, lançará oficialmente seu livro, “O Sorriso de Hikaru”.
A história real do menino mais feliz do mundo
O livro “O Sorriso do Hikaru” é baseado na história real do menino Igor Hikaru Yoshinaga Ferreira, e sua luta contra um terrível câncer. Ainda assim, o pequeno lidou com a doença sem perder o sorriso. Assim, sua história ainda inspirou toda uma comunidade, em Mombuca, tradicional núcleo de imigração japonesa.
Hikaru era filho de uma prima de André, e toda sua batalha contra a doença sem se deixar abalar inspirou o escritor. De acordo com Kondo, ele levou quase 10 anos para finalizar a obra. “A escrita deste livro já passou por tantas fases. Tentei escrever como biografia, como livro-reportagem e até como crônicas. Mas nenhum me deu o sorriso tão marcante desse menino. Então, veio a ideia. Um livro infantil. Um livro para crianças, como ele”, escreveu André.
‘Uma vida tão sorridente em um enredo com partes tão tristes’
No final do livro, ele explica a linda relação com o pequeno Hikaru, e como a empatia e força de viver do menino o inspirou.
“Este é um livro que demorou quase uma década para nascer, mais ou menos o tempo em que Hikaru encantou nossas vidas. O motivo da demora foi a minha incapacidade de encaixar no papel uma vida tão sorridente em um enredo com partes tão tristes. A alegria e a tristeza parecem sentimentos irreconciliáveis, afinal, mas fazem parte da mesma vida. De qualquer forma, como poderia escrever essa história sem me envolver, sem chorar? Afinal, até senti sua mão segurando a minha em uma das sessões de quimioterapia”, explica.

“Ele não reclamou por um segundo e ainda quis me consolar. ‘É um pouco chato, né? Mas daqui a pouco a gente vai poder ir embora. Pode jogar com o meu DS pra passar o tempo’. A verdade é que ele falava coisas simples e diretas, e nessa forma singela de ser nos inspirou, sobretudo porque ele se importava genuinamente com a gente. Claro que ele também sabia ser um menino terrivelmente arteiro, mas o mais impressionante é que não importava a malcriação que fizesse, o sorriso dele, o abraço sincero, as palavras sentidas de quem sabe que fez algo de errado, tudo isso apagava qualquer malfeito.”
Evento de lançamento
O evento beneficente acontecerá das 18h30 às 21h, na Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot. Além disso, o autor doará todo valor arrecadado ao GACC – Grupo de Apoio à Criança com Câncer.
A obra “O Sorriso de Hikaru” contém ilustrações de Alessandro Fonseca, com projeto gráfico de Lilly Araújo e revisão de George Savy e Éder Rodrigues. Além disso, conta com audiodescrição para pessoas cegas ou com baixa visão, realizado por Rosa Matsushita e Edgar Jacques. O projeto é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio de seu Programa de Ação Cultural (ProAC), com apoio da Biblioteca Pública Municipal Professor Nelson Foot.

No evento, também haverá um workshop gratuito para criação de obras infantis. Com o gênero, Kondo foi finalista do tradicional Prêmio Jabuti, com a obra O Pequeno Samurai (FTD), que também foi uma das vencedoras do Prêmio João-de-Barro. O autor também tem uma obra em parceria com Mauricio de Sousa, Turma da Mônica: Lendas Japonesas (JBC e MSE), considerado como um dos melhores livros publicados em 2020 em todas as categorias, pela curadoria do Prêmio Guarulhos de Literatura.
[tdj-leia-tambem]
André e a cidade
O autor escolheu o local do lançamento por ser de grande importância em sua carreira literária. Ali, recebeu o prêmio da Olimpíada de Redação promovida pela biblioteca. Com isso, impulsionou o início de seu caminho como escritor. Depois disso, André Kondo lançou vários livros com o apoio da Prefeitura de Jundiaí, através do Prêmio/Programa Estímulo à Cultura. Assim, hoje o autor já tem com 15 livros publicados, todos premiados.
A relação de Kondo com a cidade de Jundiaí ainda lhe rendeu a indicação para ser o autor homenageado da 2.ª Festa Literária de Jundiaí (FLIJ), juntamente com homenagens póstumas a Lucas Menóhgrafia e a Luiza da Silva Rocha Rafael, uma das fundadoras da Academia Feminina de Letras e Artes da cidade. Enfim, este lançamento vem para celebrar a literatura em Jundiaí, terra da uva e de livros.